**PUBLICIDADE
Fim da tolerância
Publicado em 03 de julho de 2013
Por Jornal Do Dia
Os aliados do prefeito João Alves Filho (DEM) já começam a mostrar descontentamento com o seu modo de governar por acharem que não estão recebendo a devida atenção que merecem.
O primeiro a externar publicamente isso foi o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM). Ele, inclusive, chegou a consultar aliados sobre o tratamento recebido do governo municipal e foi decidido que a partir de agosto ele adotaria uma posição de independência na Assembleia e na política para 2014.
Augusto, que é vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa e fiel escudeiro de João Alves, chegou a declarar à coluna que ele e o seu grupo político estavam cansados de dar apoio sem reconhecimento. Disse que estava "triste com tudo", que ajudou muito João Alves a chegar à Prefeitura de Aracaju e não tem o reconhecimento que merece.
"Estou muito chateado por ter vestido a camisa e passado oito anos na oposição e quando o meu grupo chega ao poder, vejo pessoas que não participaram ativamente da eleição sendo mais prestigiadas. Tenho que fazer o que é melhor para a minha eleição", disse o deputado.
Um outro parlamentar aliado que começa a demonstrar sua insatisfação é o deputado estadual Capitão Samuel (PSL). Já chegou a declarar que na eleição de 2012 tinha espaço todas as noites nas carreatas ao lado de João Alves, agora vê os seus erros e acertos pela TV.
Pelo twitter, Capitão Samuel não poupa críticas ao prefeito com relação aos buracos na cidade; o sistema de transporte; interdição de praças de bairros para obras, comprometendo o lazer da população; e a interdição da 13 de Julho, sem que a obra seja iniciada.
Agora é o suplente de vereador, o professor Anderson Gois, que demonstra publicamente sua insatisfação com o aliado João Alves. Diz que está em situação difícil com seus eleitores por não ser, sequer, recebido pelos secretários do prefeito e o povo acreditar que tem influência na administração municipal. E pelo fato de ter feito muitas promessas avalizadas por João Alves e nenhuma ter sido atendida.
Pelo visto, durou seis meses o prazo de tolerância dos aliados de João Alves com a sua nova forma de administrar…
Resta saber se contrariando aliados como vem fazendo (muitos outros estão insatisfeitos e preferem o silêncio), João Alves vai ser candidato a governador em 2014. Como diz o ditado popular "Uma andorinha só não faz verão".
Novo boletim 1
O Hospital Sírio Libanês divulgou ontem, no início da noite, o segundo boletim médico sobre a cirurgia do governador Marcelo Déda (PT) realizada no último sábado pela manhã, para retirada do baço. O boletim diz que Déda segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde se recupera de cirurgia abdominal para remoção de um tumor gastrointestinal, realizada pelo Prof. Dr. Raul Cutait e equipe no dia 29 de junho.
Novo boletim 2
Diz anda o boletim que o governador vem evoluindo de forma satisfatória, respira sem auxílio de aparelhos e sua condição clínica é estável. E que o paciente está sendo atendido pelas equipes dos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait e Roberto Kalil Filho. Assinam o boletim médico o diretor técnico hospitalar, Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira e o diretor clínico Dr. Paulo César.
Período de internação
O governador está internado no Sírio Libanês desde 27 de maio para tratamento de neoplasia gastrointestinal, com quadro de dificuldade alimentar que vem sendo corrigido com "medidas de suplementação nutricional". Déda, inclusive, já engordou mais de quatro quilos. Deve receber alta no final do mês.
Na Codise
O governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), em comum acordo com o governador Déda, vem preenchendo cargos vagos no primeiro e segundo escalão do governo. Nomeou ontem na presidência da Codise, Roberto Bispo, irmão do ex-prefeito Luciano Bispo (PMDB/Itabaiana). Este cargo está vago desde o ano passado e faz parte do acordo do governo em contemplar os Bispo.
Registro
Recentemente Jackson nomeou como adjunto da Secretaria da Agricultura, Diógenes Júnior, filho do ex-prefeito de Tobias Barreto Diógenes Almeida. O cargo estava vago desde que Fábio Reis (PMDB) assumiu mandado de deputado federal. Assim como o novo presidente da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), George Trindade, que substituiu Vinicius Mazza.
Ponto de vista
Sobre a reforma política que começa a ser discutida no país, Jackson Barreto disse que é completamente a favor e defende que ela já comece a valer para as eleições de 2014. Acha que tem muita polêmica para definir e que os partidos maiores não podem monopolizar a reforma por ser necessário levar em consideração as diversas opiniões.
Reunião
Como membro da Executiva Nacional do PMDB, o deputado federal Fábio Reis participou ontem à noite da reunião do partido para discutir sobre o plebiscito que a presidente Dilma vai realizar e a reforma política, entre outros pontos. O PMDB quer fechar uma posição sobre os temas.
Baixa significativa
O Movimento "Acorda Aracaju" de ontem foi o menor em público com relação aos outros três realizados: tinha menos de mil pessoas. No primeiro movimento, mais de 20 mil jovens foram às ruas; no segundo em torno de oito mil e no terceiro em torno de 1.500. A redução de jovens na manifestação tem a ver com os atos de vandalismo praticados por marginais infiltrados e até mascarados, que começaram a depredar patrimônios públicos e privados, e fazer saques.
Mascarados
No decorrer da manifestação algumas pessoas mascaradas se engajaram no movimento. Talvez porque não tivesse um número expressivo de manifestantes, esses marginais mascarados ficaram inibidos para cometer seus crimes.
O foco
A exemplo das últimas manifestações, o foco maior dos protestos ontem foi contra o aumento da passagem de ônibus. Entre os gritos de guerra dos manifestantes: "Ôh João Alves, chega de enrolação! R$ 2,35 é aumento e não revogação"; "Essa luta é nossa, essa luta é do povo, é só lutando que constrói um Brasil novo."
Frustração
Durante o percurso do 4º "Acorda Aracaju" os manifestantes seguiram para o Centro Administrativo para protocolar um pedido de audiência pública visando a reivindicação do aumento da tarifa e melhorias no sistema de transporte. Como chegaram por volta das 18h30, a sede da prefeitura já estava fechada.
No DIA
Na sede da prefeitura, manifestantes picharam o muro, tentaram pular o portão e colaram cartazes de protesto e reivindicações no muro. Um vândalo jogou pedras e quebrou a vidraça, e acabou sendo preso. A manifestação, já com um número bem reduzido, seguiu para o Terminal do DIA, onde encerrou em cima do viaduto.
Sem revogação
O prefeito João Alves Filho (DEM) já declarou à imprensa que não tem como revogar o aumento da tarifa, que antes do reajuste custava R$ 2,25. Segundo ele, para fazer a revogação a Prefeitura de Aracaju tinha que arcar com a diferença e isso não era possível.
Fogo amigo 1
De Anderson Gois à coluna sobre a insatisfação com o aliado João Alves: "As minhas pontuações são em nome da coletividade. Prometi a ambientalistas que me apoiaram para vereador que João Alves, assim que assumisse, construiria um plano de arborização urbana, faria um estudo sobre a geomorfologia dos canais abertos e um estudo sobre incidência pluviométrica em áreas alagadiças da capital. Tudo isso conversado antes com o então candidato à prefeitura, depois de eleito nunca mais consegui contato com o ‘Negão’ da campanha. Além desta falta de consideração ainda fui surpreendido com a estapafúrdia ideia de aterramento de parte do Rio Sergipe".
Fogo amigo 2
Disse ainda Anderson: "Debatemos ainda sobre o déficit habitacional da capital. Ele disse que nos primeiros dias de governo, caso eleito fosse, providenciaria um grande projeto para retirada de famílias de áreas de sub-aglomerados humanos. Ao contrário, o que fez foi desapropriar residências e colocar na rua da amargura moradores do 17 de Março. Já são seis meses de mandato e eu tenho a ligeira impressão que o que veremos é uma continuação da incompetente gestão de Edvaldo Nogueira (PCdoB)".
Veja essa…
Do deputado capitão Samuel (PSL) ontem no twitter em críticas ao prefeito João Alves: "Única obra de Mobilidade Urbana de João foi a interdição da 13 de Julho. Cobro, pois trabalhei muito para elegê-lo. Vem ai mais uma obra de Mobilidade Urbana de João: radares e multas a rodo".
Curtas
O secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, foi eleito vice-presidente Executivo da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O presidente é Hélio Gurgel, de Pernambuco.
A CCJ da Câmara aprovou ontem parecer do deputado federal Márcio Macêdo (PT) sobre o projeto de lei nº 2.833/2011, que criminaliza condutas praticadas contra a vida ou saúde física ou mental de cães e gatos.
O senador Eduardo Amorim (PSC) votou na CCT pela aprovação do projeto de Decreto Legislativo que outorga autorização à Associação Cultural e Comunitária do Povoado Caueira, em Itaporanga D´Ajuda, para executar serviço de radiodifusão comunitária no município.
Essa semana será de manifestações em Aracaju. Hoje tem as dos médicos contra a contratação de médicos do exterior e amanhã tem o 5º Grito da Terra Sergipe, com a participação de trabalhadores do campo.