Domingo, 19 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Reviravolta política


Publicado em 24 de julho de 2013
Por Jornal Do Dia


Nos últimos 30 dias o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) vem surpreendendo politicamente e aquecendo a política sergipana em pleno recesso parlamentar. Primeiro, quando anunciou que a partir de agosto teria uma atuação independente na Assembleia Legislativa, que renunciaria a condição de vice-líder da oposição na Casa e demonstrou insatisfação com o seu líder, o prefeito João Alves Filho (DEM), no trato com aliados.

A segunda surpresa veio na semana passada quando o deputado aceitou o convite do governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB), para a sua irmã Ada Augusta fazer parte do primeiro escalão do governo do Estado como secretária de Articulação Política. Isso deixou aliados de oposição em polvorosa, assim como petistas.   

Ontem, Augusto voltou a surpreender quando, poucas horas antes da posse da sua irmã na Secretaria de Articulação Política, comunicou a Jackson que Ada Augusta não participaria do Governo.
Segundo ele, se convenceu aos argumentos do seu líder João Alves, com quem se reuniu ontem pela manhã, de que como líder do DEM na Assembleia e secretário-geral do partido, a posse de Ada Augusta em uma secretária do Estado pareceria que o DEM tinha feito um acordo com o governo.

De acordo com Augusto, o que também pesou na sua decisão foi o fato dos aliados do interior terem acreditado em informações prestadas pela imprensa de que seria aliado do governo. Assim como a crítica do vereador Iran Barbosa (PT) a nomeação da sua irmã para o primeiro escalão.

Garante que a sua decisão foi pessoal e demonstra que não faz política por cargos. Garantiu que continuará com a sua posição de independência, sem vinculo com o governo e sem satisfação a dar a grupo político nenhum.

Assegurou ainda que o governador em exercício Jackson Barreto terá o seu voto na Assembleia nos projetos que for do interesse do povo.
Essa decisão de Augusto cria mais dificuldade para o governo construir maioria na Assembleia. Mas, também não agrada a setores da oposição que esperavam que Augusto voltasse a ser 100% oposição ao Governo do Estado e vice-líder da oposição na Assembleia.

Pego de surpresa
Em conversa ontem com a coluna, o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) disse que foi surpreendido quando a professora Ada Augusta o procurou ontem à tarde para comunicar que não aceitaria mais ser secretária de Articulação Política. Revelou que Augusta, constrangida, afirmou que não sabia explicar os motivos.

Ada 1
Segundo Jackson, a professora Ada Augusta é uma pessoa muita querida e que trabalhou na administração do então prefeito de Aracaju Wellington Paixão, que teve o seu apoio político.
Ada 2
De acordo com Jackson, até agora ele não sabe as razões que levaram Ada Augusta não ter sido empossada ontem à tarde junto com Fábio Mitidieri na Secretaria do Trabalho e Lauro Seixas, que era o titular da pasta, na presidência do Ipesaúde. Admitiu que Augusto Bezerra ligou para ele pouco antes da posse para informar que a irmã não iria mais assumir o cargo e que estava com "problemas políticos".

Ponto de vista
"Augusto deve ter tido motivos fortes, que não sei explicar, para ter adotado essa posição, pois passamos 15 dias conversando. Inclusive, mandei fazer a nomeação de Ada Augusta, conforme combinado", revelou o governador em exercício.

Determinação 1
Jackson disse que vai continuar perseguindo o seu objetivo de ter maioria na Assembleia Legislativa, para assegurar a governabilidade do governo. "Vou continuar trabalhando e nas próximas duas semanas me dedicarei a construir maioria", enfatizou.

Determinação 2
Ressalta que vai procurar outros segmentos. "Só que agora farei uma análise mais profunda das conversas e entendimentos para ter segurança, tudo de forma transparente, pois não quero ser questionado pela sociedade", disse JB.

Parada
Com as posses ontem de Fábio Mitidieri e Lauro Seixas, o governador em exercício declarou que não fará mais nomeações no primeiro e segundo escalão. Avaliou como importante a nomeação de Fábio na Secretaria do Trabalho, por entender que o PSD é um partido com três deputados estaduais e havia uma reclamação há muito tempo para o partido fazer parte do governo.

Mesma linha 1
O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) agradeceu ontem a "delicadeza" e a forma como "foi tratado" por Jackson Barreto.  Considerou "honroso" o convite para sua irmã ser secretaria de governo e agradeceu a lembrança. Disse que o fato da sua irmã não fazer parte do governo não vai mudar a sua posição de independência na Assembleia. "Jackson vai ter os meus votos nos projetos de interesse do povo", assegurou.

Mesma linha 2
Ontem, inclusive, Augusto disse que votará a favor do projeto de lei que o Executivo Estadual encaminhará para a Assembleia referente aos R$ 160 milhões de contrapartida das obras do Proinveste. "O projeto foi todo ajustado e já o conheço. Não tenho porque votar contra", disse, ressaltando que continuará com a sua posição crítica com relação a saúde e contrário às fundações.  
No governo
O deputado estadual Mundinho da Comase (PSL) já está na base do governo e não esconde isso. Na posse ontem de Fábio Mitidieri e Lauro Seixas, o parlamentar disse à imprensa que voltou a ser governista por ações que o Governo do Estado fará no seu município. "Não posso ficar contra o governo por questões de grupos políticos", frisou.
Ao ser questionado sobre questões ideológicas de estar vinculado ao grupo político dos irmãos Amorim e voltar a base governista, Mundinho respondeu: "Nenhum partido tem ideologia. Devemos defender os interesses do nosso município". O cantor Cazuza é que estava certo quando compôs: Ideologia? Quero uma para viver …

Visitas ilustres
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que esteve ontem em Sergipe lançando o Plano Safra do Semiárido, é o terceiro ministro a vir ao Estado em 10 dias.  No dia 17 passou por Aracaju o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para acompanhar o controle contra a dengue; e no dia 12 o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que visitou as obras de implantação da infraestrutura produtiva da maior área de reforma agrária de Sergipe, o projeto Jacaré-Curituba.

Equilíbrio
Deputados e senadores voltam ao trabalho em 15 dias com o desafio de encontrar um ponto de equilíbrio entre a confirmação de um cenário econômico menos otimista e o ritmo de votações da chamada agenda positiva das ruas, que inclui medidas que diminuem a arrecadação do governo. A sinalização dada ontem pela equipe econômica do governo, que registra queda na previsão de crescimento da economia e a suspensão de diversos gastos, pode tensionar a tomada de decisões. A projeção publicada no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas – que apresenta a estimativa de arrecadação pública a cada dois meses – foi reduzida de 3,5% para 3% este ano.

Veja essa…

De Jackson Barreto ao comentar que vai se dedicar a construir maioria na Assembleia Legislativa: "Deus seja louvado. Vou pedir isso ao Papa Francisco".

… e essa …
De Augusto Bezerra com relação às críticas do vereador Iran Barbosa (PT) a indicação da sua irmã Ada Augusta para a Articulação Política, que acabou não se consolidando: "Os barbudinhos tem demonstrado ao Brasil o apego por cargos. Para votar em projetos que façam bem ao povo não preciso de empregos". 

Curtas

Para o secretário empossado Fábio Mitidieri, o seu partido é o maior de Sergipe e fazer parte do governo é muito importante para consolidar a legenda no Estado.

O PSD elegeu em 2012, um total de 12 prefeitos, oito vice-prefeitos e 87 vereadores. Tem na Assembleia Legislativa três deputados estaduais.

Na solenidade de posse, o assunto mais comentado foi a ausência de Ada Augusta, uma vez que tinha sido nomeada pelo governo para a Articulação Política.

O próprio Jackson Barreto disse para os que foram prestigiar a posse que não ficassem preocupados pela ausência de Ada Augusta. Disse que apesar de nomeada ela não tomará posse e o governo não vai deixar de lado a preocupação permanente em buscar maioria na Assembleia.

Entre os que foram prestigiar ontem à tarde a posse de Fábio Mitidieri e Lauro Seixas: o deputado federal Rogério Carvalho (PT); os deputados estaduais Arnaldo Bispo (DEM), Mundinho da Comase (PSL), Zezinho Guimarães (PMDB) e os três do PSD – Gustinho Ribeiro, Luiz Mitidieri e Jeferson Andrade.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE