Segunda, 20 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Especulações no governo


Publicado em 05 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia


São várias as especulações sobre as mudanças que o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) fará no governo ainda neste mês de setembro. Definido mesmo a ida do secretário de Planejamento e Gestão, Jeferson Passos, para a Secretaria da Fazenda. Está na pasta interinamente Oliveira Júnior.

Segundo uma fonte, para o lugar de Jeferson Passos no Planejamento irá Lúcia Falcon, atual secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e não o atual secretário da Agricultura, Zezinho Sobral. Zezinho iria para a Sedurb, por ser mais o seu perfil, e Falcon para o Planejamento, também por ser mais o seu perfil.
Uma outra fonte não descartou a possibilidade de Zezinho ir mesmo para a Secretaria de Planejamento. Assim como de Lúcia Falcon deixar a Sedurb, mas continuar fazendo os projetos do governo em uma assessoria especial, e o atual presidente da Deso, Sérgio Ferrari, retornar para a Sedurb.

Para o lugar de Zezinho Sobral na Agricultura existem duas possibilidades. A ida do deputado estadual peemedebista Zezinho Guimarães, para que o cargo continue com o PMDB, ou uma pessoa indicada pelo presidente do PRB, o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva. O nome que Heleno pode sugerir é o do ex-secretário de Governo, Chico Dantas.

A probabilidade maior é de Heleno indicar o novo secretário da Agricultura, uma vez que o PRB perdeu espaço no governo com a saída de Chico Dantas da Secretaria de Governo. O PRB tem o comando da Cohidro, com o ex-deputado estadual Mardoqueu Bodano.

Poderá haver mesmo mudanças na presidência do Banese. Segundo uma fonte bem informada, o nome especulado é o de Fernando Mota, que foi secretário da Fazenda e presidente do Banese no governo Albano Franco, além de secretário municipal de Finanças quando Jackson foi prefeito de Aracaju. Mota substituiria Vera Lúcia de Oliveira, que teve o seu nome sugerido pelo secretário licenciado da Fazenda, João Andrade.

Também poderá haver mudanças na Fundação Hospitalar de Saúde e em quase toda a estrutura da Secretaria da Fazenda, como a coluna também já noticiou ontem. O objetivo do governador em exercício é melhorar a saúde e as finanças do Estado.
Jackson quer azeitar a máquina do Estado nesta reta final do governo, uma vez que faltam 15 meses para o final e 13 meses para as eleições de 2014. Precisa impor o seu estilo.

Ontem mesmo ele teve várias reuniões visando definir as mudanças que pretende fazer logo no governo. Tem o apoio do governador licenciado Marcelo Déda (PT).  
É provável que já na próxima semana as mudanças comecem a ser feitas. Vamos aguardar…

Apoio
Um grupo de secretários e ex-secretários que almoça todas as quartas-feiras juntos, reconheceu ontem que o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) precisa fazer algumas mudanças no governo, para tocá-lo ao seu estilo. Entende que não pode ficar todos os secretários do governador licenciado Marcelo Déda (PT) ou todos de Jackson, tem de haver o equilíbrio e a adequação as questões políticas.

Expectativa
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) disse ontem à coluna que é a favor que o PMDB continue com o seu espaço no governo e ainda amplie o espaço que tem. "O que Jackson decidir está decidido. Espero que ele conduza as mudanças da melhor maneira possível", afirmou.

Em Sampa
Fábio disse que deseja retornar logo a Sergipe para se inteirar das coisas. Ele encontra-se em São Paulo participando da abertura da 14ª Feira de Turismo das Américas, como membro da Comissão de Turismo do Congresso Nacional. O parlamentar está no evento ao lado do senador Valadares (PSB) e do deputado federal Valadares Filho (PSB), que também integram a comissão.

Sucessão estadual
Sobre a situação política de Lagarto, Fábio Reis disse que os lados já estão definidos. "Valmir [ex-prefeito Valmir Monteiro] rompeu com Gustinho                                        [deputado estadual Gustinho Ribeiro] e ficará com os Amorim. Já Gustinho ficará com o tio Cabo Zé; e o prefeito Lila, o ex-prefeito Zezé Rocha e meu pai Jerônimo Reis ficarão com Jackson Barreto".   
Reviravolta
O empresário Edvan Amorim pegou de volta o comando do PTB, que havia perdido recentemente para o deputado federal Almeida Lima com o apoio de Jackson Barreto. A mudança de comando ficou acertada durante reunião em Brasília, anteontem à noite, da direção nacional do partido. Coisas da política.

Almeida 1
Em conversa ontem com a coluna Almeida afirmou que não foi comunicado que foi destituído da Comissão Provisória do PTB, pela cúpula nacional. Disse que um dia depois que ofereceram o PTB a ele já ouvia comentários que Amorim ia tomar a legenda de volta.

Almeida 2
"Agora, ninguém da direção fala comigo. Se era para Amorim retomar o comando do PTB por que me deram o partido? Por que tiram dele o PTB e o devolveram. É preciso que isso seja respondido, pois estava em casa quando  me ofereceram o PTB e eu aceitei. Por que me deram se era para tomar depois, deixaram que eu começasse a organizar o partido, que tinha dois anos sem prestação de contas?", questionou Almeida.

Almeida 3
Indagado qual será o seu destino político, afirmou que vai esperar que os fatos sejam consumados para decidir o seu destino partidário. "Se realmente a comissão provisória for revogada vou me desfiliar do partido. Tenho passe livre na Justiça para ir para qualquer partido e terei 30 dias para tomar decisão", disse.
Almeida 4
Questionado se iria para o PMDB, Almeida declarou que "graças a Deus" tem hoje uma boa aproximação com Jackson Barreto. "Pelo menos isso. Me senti bem do ponto de vista pessoal e familiar em voltar a ter uma boa relação com Jackson".    

A favor
Os deputados estaduais Zezinho Guimarães (PMDB) e Augusto Bezerra (DEM) são favoráveis à decisão da Câmara Federal de ter aprovado na última terça-feira, por unanimidade, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 349/01, que acaba com o voto secreto em todas as situações no Congresso Nacional. Assim como as deliberações das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das Câmaras de Vereadores.

Justificativa 1
"Todas as nossas ações têm de ser abertas, é preciso transparência. Tenho que dizer para a sociedade o que eu voto. O povo precisa saber para que não suscite qualquer dúvida e outras coisas", afirmou Zezinho.
 
Justificativa 2
Para Augusto Bezerra, o voto aberto é mais uma vitória da democracia. "Valeu a pena o povo brasileiro nas ruas. Na Assembleia vamos encabeçar o Movimento Vote Aberto. Vamos apresentar projeto para que todas as votações sejam abertas", declarou.

Royalties
O secretário municipal de Finanças, Nilson Lima, disse que os royalties para Aracaju caíram este ano 22% referente ao mesmo período do ano passado. Enfatizou que em julho e agosto a perda superou os 40% em valor nominal.

Recadastramento
A Prefeitura de Pirambu começa hoje o recadastramento dos servidores municipais da Prefeitura Municipal, visando conhecer seus funcionários efetivos, comissionados e contratados. O recadastramento vai até o dia 17 de setembro, na Secretaria de Turismo.

Poço Redondo 1
O ex-deputado Jorge Araujo defende que a implantação do Campus da UFS no Sertão, seja no município de Poço Redondo ao invés de Nossa Senhora da Glória. "Será a oportunidade de consolidar o processo de incorporação de Poço Redondo ao desenvolvimento do Estado", avalia.

Poço Redondo 2
Para Jorge, a implementação dos cursos de Agronomia, Veterinária e Zootecnia no sertão levará não só o ensino tão sonhado pela juventude e lideranças, mas também será responsável pela geração de investimentos importantes em todos os setores da vida e do dia-a-dia daquela população.

Poço Redondo 3
Quem também defende a implantação do Campus da UFS no Sertão, em Poço Redondo, é a senadora Maria do Carmo Alves (DEM)

Veja essa…
De Almeida Lima sobre o fato de Amorim ter conseguido o PTB de volta: "A política é muito difícil e incompreensiva.  Nunca fiz política deste jeito. Sempre fiz na base da honra, da palavra e do compromisso. Pelo que vejo, honra e dignidade passam longe da política hoje".

Curtas
Por oito 8 x 2, os vereadores de Estância aprovaram um reajuste de 35% na tarifa de água sob os protestos da população. O prefeito Carlos Magno queria um reajuste de 51,67%.

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) alertou ontem sobre as dificuldades de funcionamento da creche São Vicente de Paula, em Propriá.  Isso porque a Prefeitura de Propriá suspendeu o repasse mensal no valor de R$ 4.255,00 mensais, que é enviado pelo governo federal através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O vereador Iran Barbosa (PT) cobrou ontem a urgente retomada das discussões, na Câmara Municipal, sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e dos demais códigos de Aracaju, retirados do legislativo a pedido do prefeito João Alves (DEM), no início da sua administração.

O PDDU faltava ser votado em 3ª discussão e aguardava apenas decisão da Justiça quando foi retirado da Câmara de Aracaju.

Moradores dos municípios de Maruim e Rosário do Catete estão na bronca com os prefeitos. Com Jeferson Santana (PMDB/Maruim) a bronca é por empregar filhos, irmãos e sobrinhos na prefeitura e com Laércio Passos (PSD) de manter um lixão na entrada do município.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE