Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Estado e parlamentares debatem Movimento Saúde Mais 10


Publicado em 26 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia


O Conselho Estadual de Saúde (CES) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vão debater o Movimento Saúde Mais 10 com os parlamentares que representam Sergipe no Congresso Nacional. A plenária, que contará com a participação de diversos segmentos da sociedade civil organizada, será realizada nesta sexta-feira, 27, no Iate Clube de Aracaju.

O objetivo do evento é integrar a mobilização nacional em prol da melhoria do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Movimento Saúde Mais 10 é um Projeto de Lei de iniciativa popular que pleiteia o investimento de 10% da receita corrente bruta da União no SUS, assim como fazem os Estados que investem 12% e os Municípios, 15%.

Para a plenária, também foram convidados os conselheiros municipais de Saúde de Sergipe, deputados estaduais, vereadores de Aracaju, Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral do Estado, entre outros órgãos.

A mobilização para o Movimento Saúde Mais 10 ocorrerá em todos os estados brasileiros e culminará em um encontro maior no início de outubro, em Brasília. "Queremos reforçar o compromisso dos parlamentares sergipanos com o aumento dos recursos para o financiamento do SUS. Esse é um momento em que levantamos ainda mais a bandeira do SUS para contribuir no fortalecimento de todo o sistema", disse Eduardo Ramos, vice-presidente do CES.

Para a secretária de Estado da Saúde e presidenta do Conselho Estadual de Saúde, Joélia Silva Santos, o Saúde Mais 10 é uma mobilização nacional e toda a sociedade precisa ter a compreensão ampla do assunto. O movimento já arrecadou mais de 1,8 milhão de assinaturas, ultrapassando a meta que era de 1,4 milhão.
"É muito importante que todos se envolvam com o Saúde Mais 10. Com essa proposta, visamos melhorar o financiamento da saúde com 10% do recurso que é oriundo da receita corrente bruta, arrecadada pela União, sendo distribuída para Estados e Municípios. Queremos arrecadar mais assinaturas. Estaremos juntos na movimentação do dia 27 de setembro para alcançarmos o objetivo de proporcionar mais saúde e mais qualidade de vida para a população", afirma a gestora.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade