**PUBLICIDADE
PRB x PP
Publicado em 02 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
A quatro dias do fim do prazo para filiações partidárias para quem deseja concorrer às eleições em 2014, partidos continuam recebendo novos filiados. Ontem foi a vez do PRB fazer festa de filiação para o ex-prefeito Ivan Leite, que deixou o PSD para ingressar na legenda que tem como presidente de honra o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva.
Segundo Heleno, o ex-prefeito Ivan Leite se filiou ao PRB e pode ser candidato a qualquer cargo em 2014. O objetivo do partido é emplacar Ivan como candidato ao Senado ou até mesmo a Câmara dos Deputados.
Na sexta-feira acontecerá a filiação ao PRB do ex-prefeito de Nossa Senhora da Glória, Jairo Santana (PTdoB). Ele deixa o seu partido descontente com o fato dos irmãos Amorim terem aceitado a adesão do ex-prefeito Serginho de Oliveira ao grupo.
Jairo e Serginho são adversários políticos em Glória. Jairo, inclusive, perdeu as eleições de 2012 para Chico dos Correios (PT) por apenas 100 votos. Serginho e o bloco político liderado pelo governador Déda (PT) apoiaram o prefeito eleito.
É uma grande conquista para o PRB a filiação de Ivan Leite e Jairo Santana, que deve disputar mandato de deputado estadual. Em 2014, o partido já definiu que o vereador de Aracaju e presidente estadual Jony Marcos será candidato a deputado federal.
Um outro partido que se fortaleceu nessa reta final de filiações foi o PP, que no estado é liderado pelo deputado estadual Venâncio Fonseca. A legenda ganhou uma deputada estadual, Maria Mendonça, e um candidato forte a Câmara dos Deputados, o advogado Antônio Neto, filho do empresário Adierson Monteiro.
O PP não é mais um aliado do prefeito João Alves Filho (DEM), mas dos irmãos Amorim. Ele integra o bloco de 14 partidos liderados pelo senador Eduardo Amorim e o empresário Edvan Amorim.
Já no PRB continua a polêmica. Os Amorim incluíram o partido no meio dos 14 do seu grupo, mas Heleno Silva garante que não tem nada decidido, que o partido hoje está na base do governo, tem a Cohidro e que só vai decidir seu destino político em 2014. "É amadorismo definir alianças um ano antes das eleições", declara, enfatizando que não aceitará imposições de cima para baixo e que se o PRB nacional diz que o partido está com os Amorim em Sergipe que venha votar no Estado.
Até 5 de outubro, um ano antes das eleições de 2014, ainda tem muita coisa para acontecer…
Com JB
O prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), viajou ontem para Brasília com o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB). Heleno tem agenda nos ministérios com Jackson em busca de recursos para o seu município, principalmente para a construção de um aeroporto por entender que Canindé já carece de um por vir se desenvolvendo turisticamente.
Com o PTB
Heleno, que é vice-presidente nacional do PRB, disse que vai aproveitar sua ida a Brasília para conversar com o presidente nacional Marcos Pereira. Quer tratar da situação em Sergipe, quando o PRB nacional declarou apoio ao senador Eduardo Amorim (PSC). Heleno quer que as coisas venham a ser decididas sem pressa, sem agressão e com respeito.
Nos ministérios
Como a coluna já divulgou ontem, Jackson Barreto terá hoje em Brasília uma audiência com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para tentar liberar recursos das emendas de bancada do Orçamento Geral da União. E ainda audiência com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, pleitear que coloque para andar o Projeto Carnalita no Estado e que ele e a presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard. venham a Sergipe fazer o anúncio da descoberta da Carnalita.
Fica
Bastante assediado, o ex-deputado estadual Marcos Franco assegurou ao presidente estadual do seu partido, Jackson Barreto, que permanecerá no PMDB. Marcos recebeu a proposta do ex-deputado Jorge Alberto para que fossem para o DEM e dos irmãos Amorim para se filiar a qualquer partido do bloco.
Para Assembleia
Jackson Barreto está satisfeito com os nomes do PMDB que vão disputar mandato de deputado federal e deputado estadual em 2014. Diz que para a Assembleia Legislativa tem seis nomes competitivos: os deputados estaduais Zezinho Guimarães e Garibaldi Mendonça, os ex-prefeitos Antonio Carlos Franco Sobrinho e Luciano Bispo, o vereador Robson Viana e o deputado federal Almeida Lima, o mais novo filiado do PMDB.
Para a Câmara
Para a Câmara dos Deputados revela que o nome é o do deputado federal Fábio Reis. Segundo Jackson Barreto, se Jorge Alberto desejar pode disputar o mandato de deputado federal pelo PMDB, sem problema algum.
Albano
O vice-prefeito José Carlos Machado, secretário-geral do PSDB, se reúne hoje, às 9h30, com o ex-governador Albano Franco. Vai tratar do convite que fez a Albano para que retornasse ao ninho tucano e que ele ficou de pensar. Amigos, a exemplo de Fabiano Oliveira, acham que Albano não será candidato em 2014 e pode nem se filiar a partido algum.
Expectativa
Segundo Machado, ele se encontrou ontem com Albano em uma solenidade da Copertalse e marcaram para hoje a conversa. "Nós ficaríamos muito satisfeitos se Albano voltasse para o PSDB, principalmente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso devido a sua relação com o partido. Mas a sua decisão é uma coisa de fórum íntimo", disse.
Anúncio
Revela que na próxima segunda-feira anunciará de nove a dez filiações ao PSDB da capital e interior. "São estrelas de grandeza mais baixa e que foram candidatos na eleição passada com votação que não foi expressiva", revela Machado.
Viva a tecnologia
De acordo com o secretário-geral do PSDB, todos os que vem convidando para se filiar estão calculando os votos, perguntando sobre coligações e candidatos. "Como ainda não temos definições, as coisas não são fáceis. Com o advento da máquina de calcular e dos computadores fica fácil de fazer conta. Eles já chegam com todas as possibilidades diante da moda recente de chapa, chapinha e chapão. Eu entendo. Eles querem uma coligação em que sejam ajudados, e não só para ajudar".
Satisfação
Machado comemora a filiação do empresário Walter Franco ao PSDB e a decisão de ser candidato a deputado estadual, assim como o retorno do seu filho Augusto Franco Neto ao ninho tucano encorajado pelo presidenciável tucano Aécio Neves. Disse que Walter já assegurou a ele que será candidato a deputado estadual "por desejar encerrar a sua vida como começou, como deputado estadual".
Engenharia política
O ex-presidente do PTN, professor Bosco, revelou ontem como o advogado Emanuel Cacho conseguiu a presidência do partido em Sergipe. No programa de George Magalhães, na Megga FM, disse que Cacho falou para a direção nacional que a senadora Maria do Carmo (DEM) se licenciará do Senado, o primeiro suplente também se licenciará e ele, como segundo suplente da senadora, assumirá o mandato de senador e se fortalecerá para disputar mandato de deputado federal pelo PTN.
Detalhe
O PTN está no bloco liderado pelos irmãos Amorim, e Emmanuel Cacho, há muito tempo, está rompido politicamente com o prefeito João Alves (DEM), já tendo feito, inclusive, algumas críticas a ele. Nesse cenário, dificilmente assumirá o Senado.
Réplica
Ontem, o líder da oposição na Assembleia Legislativa (PP), Venâncio Fonseca, respondeu as críticas do deputado estadual Francisco Gualberto (PT) de que é um "escândalo nacional" os irmãos Amorim liderarem 14 partidos em Sergipe. Disse que o crescimento do grupo ocorre devido ao "descrédito e ao fracasso do Governo do Estado nas áreas de saúde, educação, segurança pública e finanças".
Transparência
Hoje Francisco Gualberto vai protocolar na Assembleia projeto de resolução e um projeto de emenda à Constituição estabelecendo o fim do voto secreto em qualquer votação na Casa. Atualmente as votações secretas ocorrem em casos de cassação de mandatos, eleição para conselheiro do TCE, derrubada ou manutenção de veto governamental e eleição da Mesa Diretora. Em Brasília, o Senado já aprovou votação aberta em todos os casos.
Obstáculo
Por falta da insuficiente comprovação de apoio popular, ou seja, a validação de 492 mil assinaturas necessárias a sua criação, o Ministério Público Eleitoral recomendou ontem à Justiça que negue o pedido de registro do partido da ex-senadora Marina Silva, a Rede Sustentabilidade. Em Sergipe, tem muitas lideranças políticas só aguardando a aprovação da criação da Rede, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar com o seu comando.
Veja essa…
A Câmara de Vereadores de Aracaju aprova projeto de lei de autoria do vereador Anderson de Tuca (PRTB), que dispõe pela redução da passagem para R$ 1,00 aos domingos. Ontem os mesmos vereadores aprovaram requerimento de autoria do líder do prefeito na Casa, Manoel Marcos, anulando a votação da redução da tarifa aos domingos por não ter passado pela Comissão de Finanças. É um desgaste para o prefeito e parlamentares aliados de João Alves, que mostram despreparo.
Curtas
O governador em exercício Jackson Barreto foi ontem ao interior inaugurar obras. Ficou satisfeito com a receptividade do povo aos benefícios levados pelo governo.
O senador Eduardo Amorim integra a Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no país.
Ontem o senador, que é relator de Receitas da Proposta Orçamentária de 2014, esteve reunido com os consultores do Senado e Câmara para estudar pontos que devem constar em seu relatório
A senadora Maria do Carmo participou, ontem, em Brasília, do lançamento do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.
Do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, ontem no seu blog, sobre o troca-troca de partido: "Se o parlamentar quiser trocar de partido, que vá com Deus, mas que saia com uma mão na frente e outra atrás".
O PT saiu ontem com nota de apoio ao Banese diante da pretensão do prefeito João Alves retirar do banco a folha de pagamento dos servidores públicos.