Segunda, 13 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Mar avança na orlinha


Publicado em 06 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


O mar continua avançando e já ameaça bares tradicionais da orlinha da Coroa do Meio

AS ÁGUAS ESTÃO AVANÇANDO E QUIOSQUES DE MUITOS BARES JÁ FORAM LEVADOS. AGORA HÁ O RISCO DE DESTRUIÇÃO DE OUTRAS ÁREAS

Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br

O avanço do mar continua provocando prejuízos aos donos de estabelecimentos comerciais instalados na Orlinha do bairro Coroa do Meio, em Aracaju, e clientes e comerciantes reivindicam da administração municipal uma ação rápida e eficaz conforme o prefeito João Alves Filho (DEM) prometeu durante a campanha eleitoral de 2012. Percebendo o gradativo avanço da maré nos últimos quatro anos, os donos de bares passaram a investir menos na estrutura física dos bares por temerem uma ampla destruição conforme vem sendo registrada em praias como Pirambu, Atalaia Nova, Caueira e Abaís. Abandonada pelo poder público, a última reforma realizada no local pela prefeitura foi no ano de 1993 quando Almeida Lima era o prefeito.

No último mês de maio, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, informou que a promessa feita durante o período eleitoral será concretizada. Apesar da garantia, não foi divulgado o valor, data de início e duração da obra. Com a reconstrução da Orlinha, a perspectiva é que o espaço ganhe uma arena de multieventos com capacidade para até sete mil pessoas. A ideia é poder realizar shows, feiras e outros tipos de eventos ligados ao desenvolvimento turístico. Enquanto as promessas e rabiscos arquitetônicos não saem do papel e se tornam realidade, as criticas ecoam nos ouvidos dos gestores públicos.

Para o vendedor Edson Carlos, devido a força do mar e ausência de uma barreira de contenção, os bares já apresentam rachaduras e reais sinais de precariedade. Na opinião dele, os donos estão corretos em não realizar reformas antes da atuação da prefeitura. "Quem em sã consciência quer gastar uma fortuna para reformar e depois vim o mar e engolir, ou mesmo a prefeitura demolir para essa esperada obra? O que se percebe é um grupo de comerciantes aguardando e torcendo para que o prefeito cumpra o que prometeu quando visitou a gente", afirmou. Como se não bastasse as ações da natureza, que vai de encontro ao princípio do ser humano que almeja lucro, outros problemas incomodam os frequentadores.

Cliente de um estabelecimento há mais de dez anos, o enfermeiro Juan de Freitas garante que ao anoitecer o espaço fica vulnerável a ações de vândalos e ladrões. Segundo ele, o clima deixa de ser propício para ficar com a família após as 17h. "A segurança aqui deixa muito a desejar. Se o poder público não cair em cima para resolver logo esse problema da bandidagem, e do avanço cada dia mais agressivo do mar, vamos perder em um futuro bem próximo mais uma opção de lazer em Aracaju", disse. Com o auxílio técnico de câmeras de monitoramento, a Polícia Militar do Estado de Sergipe vem intensificando o combate ao tráfico de drogas que quase semanalmente ocorre nas noites da região.

Recentemente quem também se mostrou preocupado com a situação da orlinha foi o vereador Iran Barbosa (PT). Em reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, João Elói, o parlamentar ressaltou a importância dos governos federal, estadual e municipal se unirem em prol do desenvolvimento da capital sergipana. Conforme declarações de Iran, os gestores públicos necessitam atender os desejos da população mais rapidamente. "Tudo isso é fruto do abandono que se instalou ali. É necessário viabilizar melhorias para que o comércio não seja prejudicado nem pela falta de rondas de segurança, nem pela ausência de reforma no aspecto geral", garantiu.

A última vez que João Alves se pronunciou quanto a esse assunto foi para atacar o governador licenciado Marcelo Déda e o ex-prefeito Edvaldo Nogueira. Segundo ele, no último ano como chefe do executivo estadual, isso em meados de 2005, o então prefeito Déda e Nogueira como respectivo vice, impediram que o estado promovesse a reforma da orlinha. "Hoje a orla é um ponto de encontro das famílias aracajuanas e um local que oferece entretenimento, lazer, além de uma ampla área para a prática esportiva", afirmou.

No site oficial da prefeitura também não possui a data em que a obra deve ser iniciada. Apesar dessa falta de informação ‘concreta’, o secretário Walker Carvalho garantiu: "Estas obras serão um grande incentivo ao turismo de Sergipe. Viajo amanhã a Brasília para buscar recursos junto ao Ministério do Turismo. De todo modo, a PPP [Parceria Público-Privada] é o futuro do Brasil e muito importante ao município de Aracaju. Estas obras movimentarão o comércio na capital e também no Estado de Sergipe" alegou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade