Vinícius Porto recebe o diploma Paulo Freire
Vinícius homenageado com diploma Paulo Freire
Publicado em 17 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinícius Porto (DEM) foi homenageado nesta quarta-feira pela Associação Nacional dos Pós-graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior (ANPGIEES) com o Diploma de Mérito Educacional Paulo Freire. A homenagem foi um reconhecimento da instituição a aprovação do Projeto de Lei que prevê a admissão de títulos do Mercosul de autoria do parlamentar democrata.
O PL, que já foi sancionado pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), dispõe sobre o reconhecimento de diplomas de pós-graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado, cursado nos países membros do Mercosul. A admissão refere-se desde a qualificação de diplomas para efeito de concursos públicos ou seleção de docentes e pesquisadores no âmbito da capital sergipana, como também para fins de carreira de ensino e pesquisa.
Segundo dados da ANPGIEES, a Lei beneficia cerca de 1.500 professores em Aracaju. "Esse é o reconhecimento às pessoas que apoiaram a idéia e que se preocupam com a melhoria da Educação no país e com a qualificação profissional dos professores", afirmou o presidente da ANPGIEES, professor Vicente Celestino de França.
"Em nosso país, as estatísticas mostram um número mínimo de jovens que conseguem concluir o ensino médio; um universo menor ainda conquista o direito a uma graduação e uma parcela ínfima de brasileiros tem o privilégio de concluir o curso de pós-graduação. Diante dessa situação, muitos pesquisadores e profissionais do município de Aracaju procuram instituições estrangeiras para realizar seus cursos de pós-graduação, daí sobrevém à necessidade do reconhecimento desses títulos", enfatiza Porto.
O presidente da CMA agradeceu o reconhecimento e estendeu a homenagem a todos os vereadores da Casa. "O PL foi aprovado por unanimidade, o que demonstra o compromisso de todos com a qualificação profissional do educador e, como conseqüência, com a melhoria na qualidade de ensino", disse Vinícius Porto