**PUBLICIDADE
Palanque eleitoral
Publicado em 25 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
A mídia nacional vem divulgando que o pastor Everaldo, vice-presidente nacional do PSC, pode ser candidato a presidente da República em 2014. Revelam que os pré-candidatos a sucessão presidencial Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) são os que mais estimulam a sua candidatura.
Tanto Eduardo Campos quanto Aécio Neves avaliam que a candidatura do pastor Everaldo pode levar o pleito para o segundo turno. Acham que a sua candidatura pode ser a chance da oposição chegar ao segundo turno com a presidente Dilma Rousseff.
O pastor Everaldo disputando o Planalto, o pré-candidato a governador do Estado em 2014 – o senador Eduardo Amorim (PSC) – terá que montar o palanque para ele em Sergipe.
Hoje o senador e o seu bloco político trabalham para ter o palanque de Eduardo Campos e Marina Silva no Estado. Se aproveitam do fato do PSB em Sergipe não ter candidato a governador e apoiar a candidatura do governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), que votará em Dilma Rousseff, que é do PT.
Quem faz essa ponte é o ex-deputado federal Pedrinho Valadares, que hoje é assessor de Eduardo Campos no governo de Pernambuco. Pedrinho, que é sobrinho do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) e é rompido politicamente com ele, avalia que o palanque de Campos em Sergipe seria mais consistente se for montado pelos irmãos Amorim e o seu bloco.
Poderemos ver uma briga política boa em 2014 pelo palanque de Eduardo Campos, uma vez que tanto Valadares quando o presidente estadual do PSB, o deputado federal Valadares Filho, se acham no direito de montar o palanque do seu partido na corrida presidencial. E não vão abrir mão disso, com toda a razão.
A situação dos Valadares em Sergipe só será facilitada em 2014 se o pastor Everaldo decidir pela candidatura a presidente. Ai a dificuldade estará com os Amorim, uma vez que o palanque de Eduardo Campos e Marina Silva será bem mais forte e competitivo que o do pastor, que lidera um partido nanico a nível nacional e tem mais representatividade no setor evangélico.
Ponto de vista 1
Uma liderança política do PMDB aliada do governador em exercício Jackson Barreto avalia que ele foi correto ao exonerar os diretores da Fundação Hospitalar de Saúde por não priorizar o pagamento às empresas fornecedoras de medicamentos, o que levou a falta de alguns remédios nos hospitais e no CASE. Ele acha, inclusive, que JB deve manter na FHS a mesma linha política.
Ponto de vista 2
Na sua concepção, como foi o secretário da Casa Civil Silvio Santos, que é o presidente estadual do PT, quem indicou os antigos diretores da Fundação Hospitalar de Saúde, Jackson Barreto deveria pedir que ele indicasse outros nomes para escolher um para evitar problemas políticos. "Não seria boa uma briga nesse sentido", afirma, enfatizando que se o novo diretor desobedecer as determinações que também seja exonerado.
Entendimento
Segundo o peemedebista, o "pivô" das intrigas de Jackson Barreto com Silvio Santos é o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Zezinho Sobral, pela sua proximidade com o deputado federal Rogério Carvalho (PT). "Zezinho faz muita intriga e diz inverdades", avalia.
Agricultura
Ainda de acordo com o peemedebista, o substituto de Zezinho Sobral na Secretaria de Agricultura deverá ser uma indicação dos deputados estaduais do PMDB Zezinho Guimarães e Garibaldi Mendonça. Ele não acredita que a indicação seja do prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB).
Medidas
Como muitos gestores, Heleno Silva enfrenta dificuldades para administrar a Prefeitura de Canindé. Vem fazendo uma reforma administrativa, já tendo exonerado 400 comissionados. O secretário Chico Dantas é que vem tratando disso a "mão de ferro".
Alfinetada
Ontem, na tribuna da Assembleia, o deputado estadual Adelson Barreto (PTB), voltou a reclamar e criticar o tratamento que vem recebendo de alguns secretários de Estado. Disse que em Brasília, quando assumiu a presidência do PTB, se reuniu com senadores, a direção nacional do PTB e com lideranças do partido, enquanto que em Sergipe não consegue ser recebido por secretários. Contou que leva de dois a três meses para agendar uma audiência com determinados secretários.
Nome aos bois
Um aliado do governador em exercício avalia que Adelson Barreto devia dizer o nome dos secretários que não recebem deputados. Até porque Jackson Barreto reuniu o primeiro escalão e pediu que atendessem aos parlamentares.
Agenda
Às 10h desta sexta-feira, no auditório do aeroporto, Jackson Barreto assinará a ordem de serviço das obras do novo Aeroporto de Aracaju, com a presença do diretor de Engenharia da Infraero, Jaime Henrique Caldas Pereira. A parir das 15h30, o chefe do executivo estadual estará em Estância, onde através do Programa Caminho da Escola, entregará 21 novos ônibus escolares que além de auxiliar no transporte de jovens estudantes de 17 municípios da região Centro-Sul de Sergipe, irá garantir mais conforto e segurança aos alunos da rede pública.
Municípios
Os municípios contemplados com os novos ônibus são: Estância, Arauá, Boquim, Campo do Brito, Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Tomar do Geru, Salgado, São Cristóvão, São Domingos e Tobias Barreto. Esta é a segunda leva de entrega de ônibus para o transporte escolar. Ao todo, 75 novos veículos foram adquiridos e serão entregues para garantir mais conforto para os alunos das redes pública estadual e municipal de ensino. Foram investidos R$ 18,5 milhões na aquisição dos ônibus que resultarão em um transporte mais seguro para os estudantes que precisam se dirigir à escola.
Bolsa família
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) fez ontem um amplo pronunciamento destacando os 10 anos do Bolsa Família. "O programa tem sido recomendado por organizações internacionais como exemplo de sucesso na redução da pobreza. No dia 15 de outubro, dias antes do programa completar 10 anos, o governo brasileiro recebeu um prêmio internacional pelo Bolsa Família. O presidente Errol Frank Stoové, da Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA), com sede na Suíça, anunciou o País como vencedor do 1º prêmio Award for Outstanding Achievement in Social Security (prêmio por notáveis realizações em segurança social) pelo reconhecimento ao empenho no combate à pobreza. A premiação é considerada o Nobel da seguridade social", explicou.
Sem miséria
Márcio Macêdo destacou ainda que o programa vem passando por constante aprimoramento. Prova disso foi a criação pela presidente Dilma Rousseff, de um novo benefício, dentro do projeto "Brasil Sem Miséria", além da inovação da busca ativa. "Agora as transferências variam de acordo com a severidade da pobreza. Quanto menor a renda, maior o valor pago pelo Bolsa Família. Assim, o programa garante que todas as famílias que recebem o benefício terão mais de R$ 70 mensais por pessoa. As mudanças introduzidas no Bolsa Família desde o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria, em 2011, tiraram 22 milhões de pessoas da extrema pobreza em todo o país. Isso representou tecnicamente o fim da miséria, do ponto de vista da renda, entre os beneficiários do Bolsa Família".
Veja essa…
Essa semana, em reunião das Comissões de Economia e Finanças da Assembleia Legislativa, presidida pelo pastor Antonio dos Santos (PSC), ele iniciou chamada nominal para que os membros da comissão confirmassem presença. Quando chegou a vez de Zezinho Guimarães (PMDB), que estava conversando, ele chamou três vezes, elevando o tom da voz na última porque queria que o parlamentar expressasse que estava presente. Zezinho se irritou e gritou no mesmo tom do presidente: "Vossa excelência não está me vendo aqui não? Nós estamos no parlamento e não em uma sala de aula".
… e essa …
O detalhe é que cada comissão temática da Assembleia tem em média oito membros, que se reúnem em uma mesa redonda, um de frente para o outro. Se fosse cobrada a assinatura na ata ainda vai, mas chamada nominal é realmente coisa de banco escolar.
Curtas
Pela 7ª vez consecutiva o senador Valadares foi apontado como um dos "cabeças do Congresso" em 2013, pelo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP.
O deputado federal Laércio Oliveira (SDD) é favorável a aprovação do projeto de lei que estabelece piso salarial para agentes comunitários de saúde (PL 7495/06). Acha que é importante a Câmara analisar a matéria, mesmo sob o risco de veto do governo.
O vereador Pastor Roberto Morais (SDD) voltou ontem a usar a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para falar sobre a problemática da falta de segurança e da deficiência na mobilidade na região do bairro Jabotiana, provocada, segundo o parlamentar, principalmente pela explosão imobiliária.
Na próxima segunda-feira (28), os prefeitos dos municípios sergipanos prometem lotar as galerias da Assembleia Legislativa. Isso porque às 9h, os gestores vão se reunir para o ato público denominado de "Sergipe Unido Contra a Crise nos Municípios". Detalhe: segunda-feira é Dia do Servidor Público, feriado estadual.