Reunião serviu para discutir a implantação das instalações do projeto
Carnalita: Vale reforça que escolha por Japaratuba é decisão técnica
Publicado em 30 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
O prefeito de Japaratuba, município localizado no Leste Sergipano, Hélio Sobral Leite, participou na última segunda-feira (28) de uma reunião com o diretor Industrial de Potássio da Vale Fertilizantes, Francisco Cisne. Na oportunidade, eles discutiram sobre as futuras instalações da usina que fará a extração da carnalita na região.
Além do prefeito e do diretor da empresa, participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Japaratuba, Luciano Acciole; os secretários de Obras, Alex Sandro Rodrigues; Administração, Antônio Carlos; Saúde, Jorge Alberto; de Comunicação, Joaquim Silva; assessores do município e diretores do Projeto Carnalita em Sergipe.
Logo de início, Francisco Cisne deixou claro que a posição da empresa quanto à instalação da usina no Estado, independe de questões políticas. "A companhia não está aqui para levantar bandeira partidária, mas sim para implantar este projeto. As equipes responsáveis já tinham definido qual seria o local da implantação desde 2009, e essa decisão foi tomada mediante diversos estudos" explicou o diretor da Vale.
Francisco destacou que a companhia já escolheu a cidade de Japaratuba para instalar a usina e que a indicação é totalmente técnica. "A empresa passou um ano estudando, fazendo levantamentos, o que mostra que a decisão não foi tomada sem embasamento. Dentre os fatores que contribuíram para a escolha, a localização, proximidade da BR101, terreno e a estrada ferroviária", frisou.
Segundo ele, serão investidos cerca de R$ 2 bilhões neste projeto, gerando aproximadamente 14 mil empregos diretos e indiretos. "Sendo que 10 mil empregos serão apenas na fase de implantação. Queremos deixar claro que nossa maior intenção é ajudar o Estado como um todo, mas sobre a instalação, para a empresa, a localidade já está definida", garantiu o diretor de Industrial de Potássio da Vale do Rio Doce.
Escolha certa – Para o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral, a escolha é extremamente acertada. "A cidade tem sim capacidade para receber os investimentos e, assim como Capela, já estamos preparados para isso. Quando digo preparados, não quero dizer que queremos todos os benefícios apenas para Japaratuba. Ao contrário. Temos plena consciência de que todo o Estado deve ser beneficiado com o projeto", pontuou o gestor.
Ao final da reunião, Hélio se comprometeu a marcar um encontro com o governador em exercício, Jackson Barreto, o prefeito de Capela, Ezequiel Leite e representantes da Vale, para que um possível acordo seja feito.