**PUBLICIDADE
PED fortalece o PT
Publicado em 13 de novembro de 2013
Por Jornal Do Dia
Militantes históricos do PT discordam da teoria de alguns de que o partido sairá rachado após o Processo de Eleição Direta, o PED 2013, que em Sergipe vai para o segundo turno com uma disputa acirrada entre os deputados federais Márcio Macedo e Rogério Carvalho, que são da mesma corrente: Construindo um Novo Brasil (CNB).
Em conversa com alguns militantes, o sentimento é de que o PT sairá fortalecido do PED. Na concepção deles faz tempo que não viam a militância tão mobilizada e ativa em uma eleição interna, com a participação de quase 70% dos filiados, uma vez que dos 11.509 habilitados a votar por estar em dia com a contribuição partidária, um total de 7.152 foi às urnas.
Avaliam que são normais os conflitos registrados entre Rogério e Márcio durante o PED. Entendem que disputas e brigas internas sempre foram naturais no PT, uma vez que os militantes defendem suas ideias com a "alma e o coração".
Compreendem que em uma eleição tem de haver um vencedor e que todos tem o direito de lutar para lograr êxito. Mas que o importante é que o vencedor tenha a sobriedade necessária para entender que a vitória não foi total, que é preciso montar uma Executiva Estadual e Municipal que atenda a diversidade do partido.
Entendem que não é possível governar o partido com a cabeça e a alma apenas para um lado, que é necessário ampliar o horizonte e entender que vai comandar mais de "30 anos de história de um partido que reconstruiu o Brasil e Sergipe".
Ainda segundo um grupo de militantes, depois do PED é preciso unificar o apoio do partido ao governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), que disputará a sucessão do governador licenciado Marcelo Déda (PT). Avaliam que isso é primordial para a continuidade do projeto de mudar Sergipe…
Isso é o que os aliados realmente esperam…
Debate
A Articulação de Esquerda do PT, liderada pela deputada estadual Ana Lúcia e o vereador Iran Barbosa, realizou ontem à noite a primeira plenária com lideranças e a militância da tendência para ouvir a opinião de cada um sobre quem apoiar no segundo turno do Processo de Eleição Direta do PT, o PED, a ser realizado no dia 24 deste mês. Também hoje à noite haverá outra plenária com a mesma finalidade, na Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE).
Sem conflito
Segundo Ana Lúcia, a decisão pode ser unificada por Márcio Macedo ou Rogério Carvalho, mas não será criado problema algum se não houver um consenso em torno de um nome. "Não vamos criar problema na nossa tendência para resolver problema dos outros. Não é fácil ser de esquerda. Queremos buscar alternativas que nos mantenha na forma que estamos", revela.
Só depois
Informa Ana que nessa quinta-feira ela se reunirá com os dois candidatos do PT para ouvir suas propostas. Depois será definida a posição do seu agrupamento político com relação ao PED, que disputou e ficou em terceiro lugar com mais de mil votos.
Prioridade
Dos quatro municípios que terão segundo turno do PED – Aracaju, Estância, Propriá e Riachuelo – a Articulação de Esquerda só disputa em Estância, com o professor Dudu que terá como adversário um candidato apoiado por Márcio Macedo. Ana Lúcia avalia a eleição de Dudu como prioritária para a sua tendência, por ser uma grande liderança, ser do quadro de dirigentes e presidente da CUT. Nos outros três municípios o confronto final será entre os candidatos de Márcio e Rogério.
O foco
O prefeito Heleno Silva (PRB/Canindé) disse ontem que continua esperando uma conversa com o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), que declarou que queria que o PRB se aproximasse mais do governo. "Disse que tudo o que quero é participar de um projeto para eleger o pastor Jony Marcos deputado federal em 2014. Cargo por cargo não adianta. Quero um projeto para fortalecer o grupo", frisa.
Livre 1
Heleno era só alegria ontem pelo fato da Justiça Federal em Sergipe ter lhe inocentado, "por falta de prova para a condenação", após sete anos da acusação de participar do esquema de fraudes em licitações na área de saúde para aquisição de ambulâncias, denominado Máfia das Sanguessugas. Também foi inocentado o ex-deputado federal Cleonâncio Fonseca.
Livre 2
"É um peso que tiro das minhas costas. Imagine o que passei com minha vida sendo investigada, havendo até quebra de sigilo bancário? O tempo que perdi e os prejuízos foram grandes, pois meus opositores exploraram politicamente. Se não fosse isso estava lá na frente. Sei dar a volta por cima", comemora o prefeito Heleno Silva.
Em Brasília
Prefeitos de Sergipe e de todo o pais participaram ontem da Mobilização Nacional Municipalista organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizada no auditório Petrônio Portela (Senado) e no Plenário da Câmara dos Deputados. Eles querem o apoio dos deputados federais e senadores para receberem um melhor tratamento por parte do Governo Federal e que lutem para que consigam o subfinanciamento dos programas federais, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do orçamento impositivo e o aumento de 2% de Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Ponto de vista
Para o deputado federal Valadares Filho (PSB), que participou da mobilização dos prefeitos, é justa a reivindicação dos gestores municipais que enfrentam uma grande crise financeira e que o maior prejudicado é a população. Avalia que é possível o Congresso acatar seus pleitos, mas é preciso a sensibilidade do governo federal.
Registro
No dia 28 de outubro os prefeitos de Sergipe fecharam as portas das prefeituras e realizaram uma audiência pública na Assembleia Legislativa com a participação da bancada federal para discutir a crise financeira que enfrentam e a necessidade do apoio dos parlamentares para aprovação de alguns pleitos em Brasília. No dia 31 voltaram a fechar as portas das prefeituras em protesto.
A favor
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ontem a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/12, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que torna obrigatória a exigência de diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista. O deputado federal André Moura (PSC) votou favorável a PEC, na CCJ.
Tramitação
A PEC 206/12 será analisada agora por uma comissão especial. Se aprovada, seguirá para o Plenário, onde terá de ser votada em dois turnos. Também tramita na Câmara a PEC 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que restabelece a necessidade de curso superior específico para jornalista. Essa proposta foi aprovada por comissão especial em julho de 2010 e, desde então, aguarda inclusão na pauta do Plenário. Em junho de 2009 o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a necessidade de diploma para jornalistas.
Cabos eleitorais
Um terço das despesas feitas por governadores e prefeitos de capitais, eleitos em 2010 e 2012, foi para pagar cabos eleitorais e funcionários de campanhas. Foram R$ 164,9 milhões com esse tipo de gasto nas duas últimas eleições. Ou seja, 33% do total de R$ 499 milhões desembolsados apenas pelos candidatos eleitos ao Executivo. É o que mostra levantamento obtido pelo Congresso em Foco.
Contra a ditadura
Ativistas que lutam pelo fim da ditadura de Bashar Al Assad na Siria – Sara Al Suri, militante da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT), e Abou Maen, líder do Comitê Local de Manbej/território livre da Síria – proferiram ontem à noite uma palestra na Universidade Federal de Sergipe (UFS) para relatar um pouco da atual situação no seu país, da guerra civil e da ditadura de Assad. Os rebeldes percorrem neste mês vários estados brasileiros para proferir essa palestra, que foi organizada em Sergipe pela Central Sindical e Popular (Conlutas) e pela Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL).
Curtas
Valadares Filho se reuniu ontem com o secretário nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração, Adriano Pereira Júnior, para pedir agilidade na homologação da decretação do estado de emergência de municípios sergipanos. Foi acompanhado do presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul de Sergipe, Antônio da Fonseca, e prefeitos do interior.
A senadora Maria do Carmo (DEM) destacou ontem a aprovação, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Projeto de Lei Complementar que disciplina a compensação das perdas dos Estados com a redução das alíquotas interestaduais do ICMS, prevista em Projeto de Resolução do Senado. Avalia que a proposta vai permitir que os Estados tenham condição de governabilidade.
Ana Lúcia viaja hoje a Brasília para uma audiência com o senador Valter Pinheiro (PT/BA). Quer tratar da implantação de uma Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) em Tobias Barreto, como propõe o parlamentar baiano, que atenderia cinco municípios de Sergipe e quatro da Bahia.
Segundo Ana, ela quer reforçar o apoio a Univasf em Tobias Barreto, cujo prefeito Dilson de Agripino é do PT, e sugerir a realização de uma audiência pública com a bancada federal de Sergipe. Parlamentares de Itabaianinha desejam a Univasf no município deles.