Segunda, 20 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Rogério fortalecido


Publicado em 20 de novembro de 2013
Por Jornal Do Dia


A partir de fevereiro de 2014 o deputado federal Rogério Carvalho será o presidente de fato e de direito do PT por dois anos e meio. Pelo acordo que fez no segundo turno do Processo de Eleição do PT, o PED 2013, com a Articulação de Esquerda liderada no Estado pela deputada estadual Ana Lúcia, a própria parlamentar se tornará presidente do partido por um ano e meio.
Com a adesão da Articulação de Esquerda, o que acabou levando o deputado federal Márcio Macedo a desistir de disputar o segundo turno do PED, Rogério não será apenas o presidente do PT em Sergipe. Ele terá a maioria absoluta no Diretório Estadual e na Executiva Estadual do partido.

44% dos votos válidos obtidos no primeiro turno do PED, Rogério Carvalho conquistou o direito de indicar 18 dos 46 membros do Diretório Estadual. Márcio Macedo obteve 38% dos votos válidos, o que lhe dá o direito de indicar também18 membros no Diretório. Os dois com o mesmo número estariam com as forças equilibradas dentro do PT.

Só que Rogério leva a vantagem pelo fato de Ana Lúcia, que passou a apoiá-lo, ter obtido 16% dos votos válidos no PED e, consequentemente, terá o direito de indicar sete membros no Diretório Estadual e a de Severino Bispo, que também o apoia, três membros. Como todas as outras forças do PT apoiaram Rogério, ele passa a ter maioria absoluta no PT.
Com essa força, Rogério conduzirá o processo da sucessão estadual em 2014, pelo PT. Negociará candidaturas, alianças e terá a responsabilidade de conseguir manter a vaga de Senador  para o PT na chapa majoritária, independente de o governador licenciado para tratamento de saúde, Marcelo Déda (PT), ser ou não candidato.

Rogério terá ainda a responsabilidade de encerrar um ciclo do PT em Sergipe, de governar a capital sergipana por seis anos e o governo do Estado por oito anos. Pela primeira vez, em mais de uma década, o PT deixará de liderar um processo sucessório para ser apenas um partido da base aliada no ano que vem. Terá que lutar e conseguir a unidade do partido para não perder espaço político.
Por ser mais próximo do governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), Rogério não terá dificuldade na relação política com JB. Mas ele poderá enfrentar problemas com algumas correntes que o apoiam hoje dentro do PT, no caso de Jackson vir a ser candidato a governador tendo o apoio, por exemplo, do prefeito João Alves Filho (DEM).

Déda
Jackson Barreto embarcou ontem, no início da tarde, para uma visita ao governador Marcelo Déda, que segue internado no Sírio Libanês, em São Paulo. "Estou aqui visitando não apenas o governador, mas revendo meu companheiro e amigo, trazendo um abraço de solidariedade. Estou matando as saudades e trazendo meu abraço mais solidário e fraterno. Déda sabe que sempre contou e sempre poderá contar comigo. Déda é um homem que tem muitos serviços prestados a Sergipe. É hora de unir todos os pensamentos positivos em favor dele.", afirmou JB.
Déda 2
Quem também visitou ontem Déda no apartamento, no Sírio Libanês, foi o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e o ex-deputado federal Pedrinho Valadares (PV). A visita durou cerca de 40 minutos.

Déda 3
Depois que Déda e Eduardo Campos conversaram, Pedrinho entrou no apartamento e o governador não perdeu a oportunidade de brincar com ele. Chegou a dizer: "Pedrinho, você está mais bonito que filho de rico e alinhado que nem meio fio na festa de Nossa Senhora Santana em Simão Dias". Pedrinho e Déda são de Simão Dias.
Homenagem
Na sexta-feira, Eduardo Campos estará em Aracaju para receber o título de cidadão sergipano concedido pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Venâncio Fonseca (PP). Às 15h concederá entrevista coletiva à imprensa, na sede do PSB, e às 16h receberá o titulo na Assembleia. Retornará em seguida para Pernambuco, a fim de participar de uma festa organizada pela turma de economia da época da faculdade.

Na Assembleia 1
Como presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Venâncio Fonseca organizou para essa sexta-feira, na Assembleia, o encontro da diretoria da entidade com a participação de deputados de todo o país. Pela programação, às 10h haverá discussão das ações internas e em seguida uma palestra com o presidente da Associação Sergipana de Empresários de Obras Púbicas e Privadas, Luciano Barreto, sobre obras inacabadas.

Na Assembleia 2
À tarde, haverá reunião do colegiado e presidentes de Assembleias Estaduais do país para discutir ações empreendidas pelas diretorias com relação a temas como o Pacto Federativo e o endividamento dos Estados. Depois, às 16 horas, haverá a entrega do titulo de cidadão sergipano a Eduardo Campos.

Os anfitriões
Na sexta-feira, os deputados estaduais que participarão da reunião da Unale, do colegiado e presidentes de Assembleias almoçarão no Palácio de Veraneio com o governador em exercício Jackson Barreto e jantarão com o prefeito João Alves Filho. Venâncio Fonseca faz questão de ressaltar que a Unale é "suprapartidária".  

Ponto de vista
Do presidente eleito do PT, Rogério Carvalho, com relação a declaração de Márcio Macedo de que Ana Lúcia será avalista do seu mandato por ter feito a opção de apoiá-lo no segundo turno do PED, levando a desistência de Márcio na disputa: "Os avalistas são todos os militantes do PT. Márcio também será avalista da minha gestão, pois com a sua desistência confirmou a vontade das urnas. O futuro do partido será construído com o grupo de Márcio Macedo, que tem 40% do Diretório Estadual".

Em campanha
Rogério esteve ontem em Estância para apoiar a eleição do professor Dudu, da Articulação de Esquerda, no segundo turno do PED no município. Dudu enfrenta as urnas contra o candidato a presidente do Diretório Municipal do PT de Márcio Macedo, o Mário Dias.

Voto aberto 1
O Senado adiou para hoje a votação, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC 43/13, no Senado) que proíbe todo e qualquer tipo de voto secreto no Congresso Nacional. A mesma vedação está prevista para as Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e Câmaras de Vereadores. Essa proposta (PEC 349/01, na Câmara) já foi aprovada pelos deputados.

Voto aberto 2
O adiamento foi proposto pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a partir de um pedido das lideranças partidárias. Além disso, de acordo com o senador Paulo Paim (PT-RS), há vários senadores fora de Brasília, em missão oficial pelo Senado: "Está difícil obter o quórum de 49 votos para quem defende o voto aberto em todas as situações e também para quem quer restringir a determinados casos".

Voto aberto 3
Dos três senadores de Sergipe, Antônio Carlos Valadares (PSB) foi o único que estava na sessão da semana passada e votou a favor da PEC que proíbe votação secreta no parlamento. Ele, inclusive, discursou em plenário defendendo o voto aberto. 

Veja essa…
De Venâncio Fonseca ao ser questionado ontem pela coluna se João Alves e Eduardo Amorim disputarem o governo em 2014, qual o palanque que subirá: "Desejo a continuação do acordo vitorioso para a prefeitura de Aracaju. O grupo unido tem condições de sucesso no governo, mas o direito de escolha é de João Alves. Existe uma diferença dele para Amorim e Jackson: nenhum dos dois precisa renunciar ao mandato, mas ele sim".

… e essa …
Prossegue Venâncio: "João Alves foi governador três vezes. Já teve a oportunidade e outros têm de ter a oportunidade de administrar o Estado, mostrar que também tem capacidade de administrar. Sempre defendi João Alves, mas acho que minha geração tem de ter oportunidade. Acho que ele deve concluir o seu mandato para resolver os problemas de Aracaju que se propôs a resolver como o de transporte e saúde".  

Curtas
No palanque do prefeito Jeferson Santana (PMDB/Maruim) no último final de semana, quando foi realizada a Festa Cruz da Bela, o ex-vereador Fábio Mitidieri (PSD) saiu chateado com o discurso do ex-prefeito Sukita, que é candidato a deputado estadual.

A sessão plenária ontem na Assembleia foi rápida. Muitos deputados estaduais foram visitar a Vale e conhecer o projeto Carnalita.

Aracaju terá novas linhas de ônibus a partir da meia-noite visando contemplar toda malha viária gastronômica e hoteleira da cidade e, consequentemente, favorecer o turismo na capital.

A notícia será dada pelo secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho, nessa quinta durante café da manhã em um restaurante da orla.

Foi adiada para esta quarta-feira a votação da minirreforma eleitoral (PLS 441/2012), de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), a pedido de vários senadores que se queixaram da ausência da maioria dos líderes em Plenário ontem.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE