Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, o governador Jackson Barreto recebeu a homenagem pelos serviços prestados à causa ambiental e acompanhou o lançamento do programa de coleta seletiva. Na ocasião, a secretária de Estado de Inclusão Social, Eliane Aquino, também recebeu a placa, uma homenagem em memória do ex-governador Marcelo Déda.
O JORNAL DO DIA também foi homenageado com a Medalha do Mérito Ambiental, entregue pelo secretário de Meio Ambiente, Genival Nunes, ao jornalista Gilvan Manoel, editor geral do matutino,
O evento ocorreu no Grande Circo Ecológico instalado na orla de Atalaia, ao lado do Oceanário, em Aracaju. O espaço tem como objetivo fomentar a consciência ambiental junto a estudantes e comunidades de Sergipe. Oito mil alunos de instituições escolares da rede pública participarão das atividades realizadas no Circo que foi aberto dia 2 de junho e prossegue até dia 8.
Jackson lembrou também que o Governo do Estado tem investido em vários setores com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do povo sergipano. "Temos realizado um grande esforço para ser o estado nordestino com a mais ampla cobertura de esgotamento sanitário, são iniciativas como esta que enriquece o meio ambiente e melhora a qualidade de vida da nossa população. Este espaço é uma forma de conscientizar o povo, as novas gerações para a questão do meio ambiente que é fundamental para a manutenção da vida. Assim, prepararmos o nosso planeta para as futuras gerações".
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, o Governo do Estado tem muito a comemorar. "Sergipe é o quinto estado do Brasil que mais investe em meio ambiente, também somos o primeiro estado do Nordeste que mais investe no setor, reduzimos nos últimos três anos 84% da destruição da Mata Atlântica. Somos o primeiro estado do Brasil a fazer um diagnostico ambiental e o quinto a fazer o inventário, precisamos ter orgulho daquilo que fazemos", ressaltou.
Plano Estadual de Coleta Seletiva – O plano foi elaborado a partir das quatro consultas públicas realizadas nos municípios-sede das regiões que integram os Consórcios Públicos de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, com a contribuição de representantes dos municípios.
O secretário Nacional de Combate a Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Francisco de Assis Campelo parabenizou o Governo do Estado pelas ações desenvolvidas. "O estado tem buscado alternativas para o combate a desertificação de forma inclusiva e apostando no desenvolvimento sustentável, é por isso, que Sergipe é um dos estados do Nordeste que está sendo contemplado por uma ação do Fundo Global Ambiental para um projeto específico no estado sendo referência para os demais estados do Nordeste onde temos áreas suscetíveis a desertificação", declarou.
O governador recebeu das mãos de Genival três livros que foram lançados na ocasião, todos mostram os investimentos realizados pelo Governo do Estado no meio ambiente nos últimos sete anos: Patrimônio Ambiental Sergipano; Diagnóstico Florestal de Sergipe e Plano Estadual de Coleta Seletiva.
Patrimônio Ambiental Sergipano – Inventário fotográfico do patrimônio biológico sergipano, com imagens dos diversos ecossistemas encontrados no Estado de Sergipe, desde a vegetação litorânea à caatinga.
Diagnóstico Florestal – O livro mostra a situação da cobertura vegetal do Estado de Sergipe, incluindo os biomas Caatinga e Mata Atlântica, e os seus ecossistemas associados, como manguezal e restinga. O diagnóstico apresenta como é feito o uso da lenha nativa e a forma de queima. Aponta os segmentos sociais que mais utilizam lenha nativa, apontando alternativas para a substituição por outra matriz energética, diminuindo o desflorestamento.


