Já se tornou uma prática entre alguns gestores municipais, o não pagamento e atraso dos salários dos professores e servidores municipais. Estes funcionários públicos que assim como qualquer outro cidadão e cidadã têm responsabilidades e despesas familiares, ultimamente têm sido penalizados pela irresponsabilidade das gestões municipais.
Professores de mais de 40 municípios tiveram seus direitos transgredidos, e 15 municípios sergipanos se encontram em estado de alerta, os professores cobram que seus direitos sejam cumpridos como salário em dia, pagamento de férias e sem corte salarial. Eles reivindicam o cumprimento desses direitos constitucionais e respeito aos planos de carreira e estatutos do magistério.
Diante de tal situação, a categoria organizada e representada pelo Sintese, promoveu ontem um grande ato em frente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para protestar que sejam cumpridos os direitos dos professores. Eles também cobrarão do Ministério Público e Tribunal de Justiça ações que possam resolver o problema e penalizar os gestores que humilham e negam direitos não só dos professores, mas também dos servidores públicos municipais, que também participam do ato.
A deputada estadual e professora esteve presente durante todo o ato e acompanhou os professores na reunião de negociação no Tribunal de Contas. Ana Lúcia esteve presente nos atos dos municípios, cobrando enquanto parlamentar a responsabilidade dos gestores para com os trabalhadores.
Participam do ato educadores de Campo do Brito, Porto da Folha, São Cristóvão, Graccho Cardoso, Pacatuba, Cristinápolis, Neópolis, Aquidabã, Propriá, Ilha das Flores, Pedrinhas, Gararu, Boquim, Riachão do Dantas e São Cristóvão.


