O Governo do Estado vem realizando uma série de obras de infraestrutura em Aracaju para melhorar a mobilidade urbana. Os aracajuanos que residem e trafegam pela região do aeroporto estão recebendo uma nova estrutura viária.
A Avenida José Menezes Prudente, que integra a primeira etapa do novo sistema viário do Aeroporto Santa Maria, já está em fase final. A previsão de técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) é que toda a obra dessa primeira etapa seja totalmente concluída em 45 dias.
Com 1 km de extensão, a via duplicada, iluminada, com ciclovia, calçada e passeio a José Menezes Prudente já está liberada para o tráfego e recebe atualmente os retoques finais. A obra está orçada em mais de R$ 21 milhões, com recursos do Governo do Estado.
A primeira etapa – Este trecho do anel viário compreende a interligação desta via, que passa em frente ao aeroporto, com as avenidas Padre Arnóbio Patrício de Melo (Rota de Fuga) e a nova Alexandre Alcino, ambas ainda interditadas. Ao todo, serão 4.600 metros de novas opções para o trânsito, interligando o Residencial Vila Verde, ao Bairro Santa Maria a partir da Heráclito Rollemberg, nas proximidades do conjunto Augusto Franco, ao Santa Tereza.
Para o morador Paulo José Garcia, que comercializa bebidas na avenida José Menezes Prudente, a transformação da via foi muito bem vinda. "Está linda, foi maravilhoso para a Santa Tereza que estava esquecido. Tenho três anos aqui, fico orgulhoso de ver a iluminação que ficou bonita, gostei muito. Acabaram as muriçocas porque acabou aquela valeta que tinha aqui, foi um beneficio grande para a população", comemora.
A nova avenida ganhou uma nova faixa com nove metros de largura e o antigo canal, com extensão de 836 metros, que corria aberto foi revestido e transformado em uma galeria subterrânea. Já a via antiga foi totalmente recapeada. Foram instalados novos postes com a nova iluminação colocada em funcionamento nesta última semana.
Interligação – De acordo com técnicos responsáveis pela obra, o novo anel viário trará benefícios à população de Aracaju, sendo um trabalho de mobilidade urbana muito importante. Ele interligará a região do aeroporto com as outras áreas da capital, especialmente com a zona de expansão.
Segundo a Seinfra, esse anel viário faz parte de um conjunto de obras que serão executadas para desafogar as três importantes vias da capital – as avenidas Tancredo Neves, Heráclito Rollemberg e Euclides Figueiredo.
Etapa final – As obras finais da primeira etapa do anel viário serão retomadas nos próximos dias. O trecho onde restam mais serviços a serem executados é o da Avenida Padre Arnóbio, via que já existia, mas que foi duplicada e recebeu iluminação. Esta via liga o Conjunto Santa Tereza ao Bairro Santa Maria, e também receberá canteiro com gramado, calçada e ciclovia.
A Avenida José Menezes Prudente só precisa de intervenções finais, como a colocação da grama do canteiro e a sinalização horizontal e nas pistas, da mesma forma que nova Avenida Alexandre Alcino, que foi construída, com duas pistas largas e canteiro central amplo.