Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Escola pública é arrombada e saqueada em Tobias Barreto


Publicado em 05 de maio de 2015
Por Jornal Do Dia


Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br

Durante o último final de semana vândalos voltaram a causar prejuízos para a educação pública em Sergipe. Desta vez os bandidos invadiram a Escola Municipal João dos Santos Araújo, em Tobias Barreto, e saquearam todos os mantimentos armazenados na unidade que seriam utilizados esta semana na merenda escolar dos estudantes. Segundo informações de testemunhas à Polícia Militar, os homens estavam armados e teriam adentrado na instituição durante a madrugada de domingo enquanto o espaço não contava com a presença de vigilantes. A escola fica no Povoado Curtume, e não possui câmeras de segurança.

Durante a ação que não teria durado mais de 20 minutos, o grupo conseguiu levar mais de 40 quilos de alimentos como arroz, açúcar, óleo de soja, frangos, além de um botijão de gás. Na manhã de ontem, ao analisar a desordem causada, professores e coordenadores perceberam que, para entrar na cantina os homens teriam derrubado uma porta de madeira e destruído parte de um muro que sustentava o local de armazenamento. De acordo com o morador José Miguel dos Passos, pai de um aluno matriculado na unidade, é preciso que os órgãos de segurança, em conjunto com a Secretaria Municipal de Tobias Barreto, investiguem esta ocorrência e contribuam para que outras escolas não enfrentem o mesmo problema.

"Essa não é a primeira vez que uma escola aqui de Tobias é invadida por estes marginais, que podem até serem os mesmos, e nada se resolve. A população quer que eles sejam presos e paguem pelo prejuízo que estão causando. Agora os alunos vão ficar sem a comida do dia porque esses caras decidiram roubar o alimento do pobre", disse José Miguel, que não foi umas das testemunhas a conversar com os policiais que deram início às investigações. Antes de deixar o prédio os suspeitos ainda roubaram as chaves reservas da escola e durante a fuga realizaram disparos para o alto a fim de inibir qualquer possibilidade de perseguição por parte da população.
Conforme avaliação da Polícia Militar, este tipo de conduta violenta ao fugir das intermediações da Escola João dos Santos Araújo tem sido adotado com frequência por criminosos para amedrontar a população. Na investigação, a corporação estuda a possibilidade de este roubo estar atrelado a situações semelhantes ocorridas em 2014 e na primeira quinzena de fevereiro quando computadores foram subtraídos de outra instituição estudantil.

Também receosa com a ampliação destes casos, a jovem Regina Matos enaltece a falta de fiscalização ostensiva dentro e fora das escolas. Segundo ela, abordagens realizadas por meliantes costumam subtrair pertences dos alunos, como celulares, relógios, pequenas quantias em dinheiro e bolsas das alunas. "Não tem condições de continuar mais dessa forma. Eu concluí meu terceiro ano em 2012, mas de lá pra cá eu sei que o problema continua porque tenho uma prima que só no ano passado foi roubada duas vezes na cidade mesmo. Se no centro a violência está grande, imagine nos povoados", lamentou.
Até o final da tarde de ontem nenhum suspeito foi encontrado e encaminhado para a delegacia. A Polícia Militar solicita que a população contribua com as investigações apresentando informações a respeito deste grupo. As notificações sigilosas devem ser apresentadas ao Disk Denúncia, ou através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp 190).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade