Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Trabalhadores rurais realizam 'Grito da Terra' nas ruas de Aracaju


Publicado em 22 de maio de 2015
Por Jornal Do Dia


Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br

Na luta por maiores investimentos em campos agrícolas e pela realização de concurso público destinado à Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), centenas de trabalhadores rurais ocuparam as ruas do Centro de Aracaju e realizaram a sétima edição do ‘Grito da Terra’. Coordenado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), o grupo formado por representantes dos 75 municípios sergipanos seguiu em marcha até a Praça Santa Izabel onde também exigiram dos governos estadual e federal ágil ampliação de ações que possibilitem o fortalecimento da agricultura familiar, meio ambiente, sucessão rural, além do assalariamento rural. Segundo os organizadores, o ato público reuniu mais de quatro mil manifestantes.
Recepcionados no último mês de abril pelo governador Jackson Barreto, representantes do movimento enalteceram, inclusive, o aceleramento no repasse de sementes antes mesmo do período chuvoso. Os trabalhadores alegam que, caso as sementes demorem a chegar na casa do agricultor, existe a probabilidade de a colheita não resultar nos benefícios aguardados por centenas de famílias que dependem da terra para se sustentar. De acordo com Solange Ferreira, representante da Fetase, é fundamental que o governador em parceria com os secretários estaduais e com prefeitos busque atender o pleito dos manifestantes e evitar transtornos.
No encontro Jackson garantiu a distribuição de sementes de arroz, milho e feijão, além do auxílio de tratores. "Eles têm conhecimento da nossa pauta e dessa mobilização desde o dia 13 do mês passado. O governador graças a Deus entendeu o quanto é importante a chegada dessas sementes o mais cedo possível porque se chegar já no período chuvoso acaba prejudicando o cultivo. Esse ano ele atendeu o nosso pedido, não na quantidade desejada, mas cumpriu o que prometeu", disse.
De forma pacífica os trabalhadores permaneceram na praça sob a fiscalização da Polícia Militar e Guarda Municipal de Aracaju. As rondas tinham como objetivo principal evitar qualquer tipo de depredação do patrimônio público. Agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também foram acionados para tentar reorganizar o fluxo de veículos.
"Estamos reunidos para lutar por melhorias e não para brigar com ninguém, muito menos com a polícia. A nossa meta é conquistar um diálogo produtivo com o governo e que resulte em bons resultados para nós trabalhadores rurais. O pedido de sementes adiantadas foi atendido, agora é preciso progredir com as outras pautas, em especial, o concurso para a Embrapa", destacou o cidadão estanciano Lauro Menezes.
Entendendo os motivos que levaram centenas de trabalhadores para as ruas da capital sergipana, o secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal, disse já ter participado do mesmo ato nos anos anteriores e que percebe um progresso nos debates realizados junto ao governo Jackson Barreto.
O gestor garantiu que algumas das pautas apresentadas na manhã de ontem já foram atendidas nos últimos 15 dias, ou estão para ser adotadas pelo Estado em curto prazo. "Percebe-se que muitos avanços foram conquistados pelos trabalhadores rurais. Esse ano, por exemplo, alguns pedidos que se arrastavam desde 2013 já foram atendidos devido ao esforço feito pelo governador em parceria com a Fetase. Nos diálogos nós conseguimos alcançar avanços que gratifiquem os gestores, e principalmente, o homem do campo", declarou Leal.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade