SSP rebate Sinttra e diz que faz abordagens em ônibus
Publicado em 01 de julho de 2015
Por Jornal Do Dia
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) rebateu ontem as críticas feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Aracaju (Sinttra), que ameaçou paralisar a circulação de ônibus no período da madrugada, durante os festejos juninos. Na semana passada, a entidade reclamou publicamente do alto número de assaltos, arrastões, agressões a funcionários e depredações de coletivos durante o final dos shows do Forró Caju 2015, no centro da capital e do Forró Siri 2015, em Nossa Senhora do Socorro (Grande Aracaju). O presidente da entidade, Miguel Belarmino, afirmou ainda que a polícia "falhou" no seu planejamento de segurança e nem vem fazendo as abordagens aos ônibus.
Em nota oficial, a SSP afirmou que "tem realizado diversos esforços no sentido de minimizar ocorrências envolvendo furtos e roubos nos ônibus que circulam na capital sergipana" e que o tema já foi discutido em abril, durante uma reunião do secretário Mendonça Prado com dirigentes do Sinttra, quando algumas ações para diminuir os assaltos foram definidas.
"Neste sentido, a SSP, por meio da Polícia Militar, vem intensificando as abordagens realizadas a ônibus. Somente de janeiro a maio deste ano foram realizadas 3.402 abordagens. Um aumento em 172,14% maior que o mesmo período em 2014. Em junho, a atenção da SSP com tal prática delituosa foi ainda maior, tendo em vista a realização de festas populares em Aracaju e região metropolitana. Para isso, um mapeamento das linhas de ônibus mais vulneráveis foi produzido e a PM debruçou esforços para reduzir os transtornos para os passageiros destas linhas", diz a SSP.
Ainda na nota, a secretaria afirmou compreender as queixas dos motoristas e cobradores, mas sinaliza que tanto a categoria quanto as empresas de ônibus devem colaborar com a polícia e acatar as orientações quanto às normas de circulação de dinheiro e a implantação de câmeras de segurança. "A SSP continuará atenta ao problema, esforçando-se cada vez mais para reduzir as taxas de roubos e furtos a ônibus. Nesse sentido, continua a tentar sensibilizar os demais envolvidos para que as medidas que lhes cabem sejam cumpridas. No tocante às reivindicações do Sinttra, a SSP compreende a preocupação do Sindicato ao defender a categoria que representa e continua parceira na busca pela melhoria da segurança de trabalhadores e passageiros", finaliza a nota oficial.