A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou ontem um relatório da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) do órgão, que registrou uma redução de 31,2% em roubos a ônibus do transporte coletivo da Grande Aracaju, no período de 1º de julho até o dia de ontem, em comparação ao mesmo período do mês anterior (junho). Ao todo, foram 61 casos de assaltos a ônibus coletivo em julho, contra 195 em junho e 117 em maio de 2016.
Outro dado também chama a atenção: de 01 a 13 de julho deste ano, foram registrados 76 assaltos a ônibus em Aracaju e região metropolitana, contabilizando uma média diária de cinco assaltos. De 14 a 24 foram contabilizados 11 roubos, o que significa uma redução de 80% nesse tipo de delito.
Segundo o comandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC), tenente-coronel Vivaldy Cabral, a diminuição de roubos a ônibus se deve ao reforço no patrulhamento ostensivo, com ações intensivas de abordagens a ônibus, que vêm sendo desenvolvidas desde o início do ano, na tentativa de minimizar as ocorrências de roubo praticadas contra funcionários das empresas e usuários em geral do transporte coletivo, além de distribuir o efetivo nas principais áreas onde esse tipo de crime era mais praticado.
"Desde o início do ano, com a chegada dos novos policiais militares, pudemos dar continuidade às ações de policiamento preventivo, principalmente no tocante à continuidade das operações Saturação e Sergipe Mais Seguro, onde há uma intensificação de abordagens a veículos, inclusive a ônibus coletivo, objetivando prevenir e reprimir condutas delitivas, bem como garantir a segurança dos cidadãos na saída e retorno às suas casas. Além disso, buscamos intensificar essas abordagens nas principais áreas onde esse tipo de delito era cometido, já no intuito de prevenir a ocorrência do crime", enfatizou o oficial.
Segundo os dados da Ceacrim, de janeiro a julho deste ano, a exceção dos meses de maio e junho, houve uma queda no número de assaltos ao transporte coletivo, contabilizando 171 casos em janeiro, 144 em fevereiro, 131 em março, 104 em abril. Nos meses de maio e junho, a Ceacrim registou um aumento: foram 117 no mês de maio e 195 em junho. Vivaldy atribui os dados ao período de festas juninas, quando a quantidade de pessoas utilizando o transporte coletivo aumenta, o que acaba facilitando a ação desses infratores.
Para o delegado Marcelo Cardoso, da Divisão de Repressão de Roubo a Ônibus (DRRO) da Polícia Civil, esse resultado é fruto de um trabalho que vem sendo intensificado, em parceria com a PM, além da ampliação das equipes de investigação da DRRO, responsáveis por analisar os registros de ocorrência de assaltos a ônibus, com o objetivo de identificar e prender os criminosos. "Com a chegada dos novos agentes, pudemos intensificar o processo de identificação dos autores, principalmente os reincidentes, a fim de solicitar à justiça os mandados de prisão ou internação provisória, o que contribui para frear a prática desse tipo de delito, visto que é comprovado que a maioria dos indivíduos que praticam assaltos a ônibus são reincidentes", disse.


