Ministro da Cultura visita obra da Catedral Metropolitana de Aracaju
Publicado em 09 de janeiro de 2018
Por Jornal Do Dia
O Governo do Estado por meio da Superintende executiva da Seinfra, Deborah Dias, acompanhou na manhã desta segunda-feira, 8, a visita do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão a obra de reforma da Catedral Metropolitana de Aracaju, obra do Governo do Estado executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
Antes da visita a Catedral metropolitana que já se encontra em reforma, o ministro, participou de reunião na Cúria com o deputado federal André Moura, a superintendente executiva da Seinfra, Deborah Dias, o prefeito Edvaldo Nogueira, o superintendente do Iphan em Sergipe, Edílio Lima, o senador Eduardo Amorim e o Padre Peixoto para tratar da reforma da Catedral Metropolitana de Aracaju.
Dividida em três etapas, a revitalização do templo religioso recebe investimentos provenientes do Governo Federal através de emendas propostas por parlamentares sergipanos, através de convênio firmado entre a Seinfra e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Durante a reunião com o ministro foi tratada a liberação das emendas parlamentares para a continuidade das obras de reforma.
“O encontro foi importante, pois o ministro pode vê de perto a utilização dos recursos e a importância desta obra que, sem dúvida, é um marco da cultura e da identidade sergipana e um dos mais importantes e visitados cartões-postais de Aracaju”, disse Deborah Dias.
A obra – A reforma compreende a restauração de toda a cobertura, revestimento e pintura das fachadas, recuperação das instalações elétricas, implantação do sistema de proteção a descargas atmosféricas (SPDA), substituição do piso do pavimento interno térreo (mármore arabescato escuro), do revestimento em granito das paredes e dos pilares do pavimento térreo, serviços de contenção contra umidade, interno e externo, restauração das esquadrias de madeira e metálicas e dos elementos arquitetônicos característicos das fachadas, além da revitalização dos banheiros.
Também serão recuperados o revestimento das paredes e do piso (assoalho de madeira) do pavimento superior, a torre sineira e os pináculos, a reconstrução da pavimentação externa (concreto e escadaria em pedra lagoa santa), instalação do guarda-corpo em aço inox, grampeamento estrutural das fissuras e substituição da escada em madeira da torre esquerda.