Servidores protestam durante passagem de ministra
Publicado em 17 de janeiro de 2018
Por Jornal Do Dia
Integrantes de centrais sindicais e servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) realizaram na manhã de ontem um protesto em frente à Praça Fausto Cardoso, por ocasião da visita da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia Antunes. Ao chegarà sede do TJSE para uma audiência com juízes e desembargadores, ela foi vaiada pelos manifestantes e entrou na sede do órgão por uma garagem da Rua Pacatuba. Integrantes que a acompanhavam na comitiva também foram vaiados, incluindo o presidente do Tribubal, desembargador Cezário Siqueira Neto.
A manifestação foi organizada para defender a “democratização do Poder Judiciário”, além de criticar o excesso de gratificações e benefícios concedidos a magistrados e altos funcionários. Os sindicalistas montaram um placar eletrônico, chamado de “Mamatômetro do Fura Teto”, no qual mostraram valores de pagamento feitos a juízes e desembargadores do TJSE que ultrapassam o teto constitucional de R$ 33.763,00, além dos gastos de R$7 milhões com auxílios e gratificações.
Os manifestantes protestaram ainda contra a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dentro de um dos processos relacionados à Operação Lava-Jato. O recurso de segunda instância será julgado no dia 24 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS).