Comitê de Gerenciamento de Crise disute medidas preventivas às chuvas
Publicado em 19 de janeiro de 2018
Por Jornal Do Dia
O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, na manhã desta quinta-feira, a primeira reunião do ano do Comitê de Gerenciamento de Crise. Na pauta, a apresentação do projeto do Plano de Contingência da Prefeitura de Aracaju e os encaminhamentos de prevenção dos efeitos das chuvas. A criação do Gabinete de Crise foi o cumprimento de um compromisso firmado com a população por Edvaldo, já normatizado em lei, cujas ações iniciais foram desenvolvidas no primeiro semestre do ano passado.
“Este é um momento muito importante para a cidade com a primeira reunião do ano do Comitê de Gerenciamento de Crise. Criado no ano passado, no período das chuvas, este órgão tem caráter permanente com a missão de preparar a cidade para os eventos de crise que poderão acontecer. No caso de Aracaju, o que tem ocorrido sistematicamente que provoca crises é o período das chuvas, que, historicamente, provocam deslizamento, alagamentos e eventos mais graves a depender do volume. Assim, temos que nos preparar para as chuvas que se intensificam a partir do final de março e seguem até junho”, ponderou o prefeito.
No encontro, o secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida, que também é o coordenador do comitê, apresentou o projeto do Plano de Contingência, com um mapeamento da cidade, o diagnostico das áreas de riscos, as preventivas e paliativas e o papel a ser desenvolvido por cada ente municipal.
“A única coisa que não podemos controlar é as chuvas, mas os fatores que nós pudermos controlar, iremos agir em cima, como a limpeza dos canais; a prevenção em relação ao descarte irregular do lixo, pois isso prejudica muito, e a população precisa se conscientizar disso; a preparação dos CRAS e postos de saúde para a necessidade de receber pessoas, enfim, todo o conjunto de secretarias que se envolvem diretamente com este problema estarão preparadas com uma resposta”, explicou o secretário.