Vacinas só serão dadas a quem viajar para áreas de risco
Publicado em 23 de janeiro de 2018
Por Jornal Do Dia
Gabriel Damásio
As secretarias de saúde do Estado e do Município de Aracaju concederam ontem uma entrevista coletiva para esclarecer dúvidas sobre a febre amarela e a vacina contra a doença, alvo de uma verdadeira corrida aos postos de saúde nos últimos dias, após a confirmação de casos da doença no sudeste do país. Na capital, 10 Unidades de Saúde da Família (USFs) fazem a vacinação em dias alternados, com a entrega de 150 senhas por turno. Uma delas foi incluída na lista: a Max de Carvalho, no bairro Luzia, que vai disponibilizar 600 doses por semana, sendo 300 às terças e 300 às quintas.
Algumas medidas precisaram ser tomadas para restringir o acesso às vacinas para os que realmente forem viajar para os estados que o Ministério da Saúde declarou como áreas de risco sob epidemia de febre amarela, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Piauí. Atualmente, apenas viajantes podem receber o medicamento, e isso ocorre porque Sergipe não é considerado uma área de risco. “Não vamos tirar a vacina de quem realmente precisa vacinar. A gente encontrou na fila pessoas que vão pra Campina Grande, Recife, Fortaleza… quem vai passar o carnaval lá não precisa vacinar, porque não faz parte da zona de risco”, disse a gerente de imunização da SES, Sândala Teles.
As autoridades de saúde recomendam só devem procurar a vacina nos postos de saúde quem realmente for viajar para áreas endêmicas. Para receber a dose, o usuário precisa apresentar, além do cartão de vacinação, comprovantes de viagem, como bilhetes de passagem, declaração de trabalho ou comprovante de inscrição em eventos. Quem for viajar de carro para casa de familiares ou de amigos deve apresentar o comprovante de residência da casa onde vai ficar hospedado. “É a forma que a gente tem de controle para que a gente possa ter um critério de vacinação, pra que a gente não tenha que fazer vacinação em quem não tem indicação, fazendo faltar vacina pra quem realmente precisa”, destacou a secretária municipal de Saúde, Waneska Barbosa.
A prefeitura de Aracaju assegura que os dez postos de vacinação garantem a aplicação de cerca de 1.200 aplicações por dia, considerada mais que suficiente para atender toda demanda de quem viajará para as áreas endêmicas de febre amarela. Já no interior, as redes municipais de saúde de 40 cidades também oferecem as vacinas. Por isso, outra recomendação é de que moradores do interior devem procurar a cidade mais próxima para receber a vacinação, evitando frequentar os já superlotados postos da capital.
A vacina contra a febre amarela é disponibilizada durante todo ano, mas a quantidade foi aumentada por causa da demanda de turistas que vão passar o carnaval nos estados mais afetados, principalmente Bahia e Rio de Janeiro. Sândala Teles garantiu que a população sergipana não precisa entrar em pânico. “Muita gente acha que a vacina contra a febre amarela está sendo aplicada apenas nesse período de surto no país, porém é importante deixar claro que esse é um procedimento de rotina. Ou seja, essa aplicação está sempre disponível nos postos, não importa a época do ano. Quanto ao receio de que falte a vacina caso Sergipe vire uma área de risco, a população pode ficar tranquila. Se de fato isso ocorrer, o próprio MS aumentará o envio de doses para o estado, a fim de que possamos garantir a imunidade da população como um todo”, garantiu.
Contraindicações – A vacina contra a febre amarela não é indicada para algumas categorias de pessoas, como idosos acima de 60 anos, crianças menores de seis meses, gestantes, mulheres que estejam amamentando, pessoas com alergia à proteína do ovo, pacientes que fizeram transplante de órgãos e os que fazem tratamento com medicamentos contra doenças crônicas, como câncer,Aids e doenças do timo. “Diversos usuários não podem receber a vacina, ou só podem com uma permissão médica, e essa limitação é feita justamente para evitar possíveis complicações na saúde dos nossos usuários”, alerta Waneska.
A lista de todos os municípios considerados de risco pode ser solicitada nos postos de saúde de Aracaju que aplicam a vacina, mas também está disponível digitalmente através do link: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/listavacinacaofa.pdf
Coletiva
A entrevista da secretária Waneska Barbosa
Marco Vieira//PMA
–
Quadro:
OS POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA EM ARACAJU:
Segunda-feira
✔Edézio Vieira de Melo, no Siqueira Campos
✔ Augusto César Leite, no Conj. Santa Tereza – bairro Aeroporto
✔ José Machado de Souza, no Santos Dumont
✔ Celso Daniel, no Conj. Padre Pedro – bairro Santa Maria
Terça-feira
✔Joaldo Barbosa, no Bairro América
✔ Maria do Céu, no Centro
✔ José Machado de Souza, no Santos Dumont
✔ Max de Carvalho, no Luzia
Quarta-feira
✔ Dona Sinhazinha, no Grageru
✔Joaldo Barbosa, no Bairro América
✔ Augusto César Leite, no conj. Santa Tereza – bairro Aeroporto
✔ Lauro Dantas, no Bugio
Quinta-feira
✔Edézio Vieira de Melo, no Siqueira Campos
✔ Celso Daniel, no conj. Padre Pedro – bairro Santa Maria
✔ Max de Carvalho, no Luzia
✔Ipes, no São José
Sexta-feira
✔ Dona Sinhazinha, no Grageru
✔ Maria do Céu, no Centro
✔ Lauro Dantas, no Bugio