Equipes da Emurb estão atuando em alguns bairros com alagamentos
Prefeitura atua no combate aos efeitos da chuva
Publicado em 18 de fevereiro de 2018
Por Jornal Do Dia
A Prefeitura de Aracaju segue atuando no combate aos efeitos da chuva que cai na cidade desde a última sexta-feira, 16. Neste final de semana, apesar da previsão ser de chuvas moderadas, as equipes da Defesa Civil estão de plantão e desde as primeiras horas deste sábado, estão trabalhando para minimizar as possibilidades de problemas.
Com a criação Comitê de Gerenciamento de Crise, idealizado pelo prefeito Edvaldo Nogueira para intensificar as ações voltadas para prevenir os transtornos em época de chuva intensa, os transtornos do período chuvoso sevem ser minimizados na capital.
De acordo com o secretário da Defesa Social, Luis Fernando Almeida, o Comitê é um diferencial neste momento porque ele se antecipa às situações de risco.
"A gente já falava desde o ano passado que a única coisa que nos surpreenderia seria a chuva porque essa nós não temos como controlar. Mas a questão da prevenção, da ação conjunta, de buscar retornar a normalidade no mais rápido espaço de tempo, essa o Comitê vai esta trabalhando permanentemente para alcançar", destacou.
O secretário destaca a qualidade do trabalho preventivo que a prefeitura de Aracaju vem realizando para evitar possíveis transtornos causados pelas chuvas.
O trabalho feito pelas equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) tem surtido efeito muito importante. Temos registros que está tranquilo no loteamento Jardim Bahia, que fica no bairro Soledade. Na Avenida Euclides Figueiredo só tem uma esquina que está com contenção de água, mas está toda boa com essa chuva", exemplificou.
Plano de Contingência – Na última quinta-feira (15), o prefeito Edvaldo Nogueira reuniu os membros do Comitê de Defesa Civil, responsável pelo gerenciamento de crises, para discutir as ações do Plano de Contingência para enfrentamento dos efeitos das chuvas em Aracaju. O trabalho, de caráter preventivo, prepara os órgãos da administração municipal para lidar com desastres, como alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.
No Plano de Contingência, estão dispostos o diagnóstico das situações de crise da cidade – desde os bairros onde há construções em áreas de risco até os locais que historicamente enfrentam alagamentos – e as responsabilidades de cada uma dos órgãos que integram o comitê, como a própria Defesa Civil, as secretarias de Obras e Urbanização, de Serviços Urbanos, Saúde, Defesa Social, Assistência Social, Trânsito, Educação e Comunicação.
Como medidas já desencadeadas pela prefeitura para prevenir os efeitos nocivos das chuvas estão a limpeza de 32 canais na cidade, pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); a manutenção de limpeza das tubulações de rede de drenagem, como bueiros e bocas de lobo, pela Empresa de Obras e Urbanização (Emurb). Já a Defesa Civil tem atuado na criação dos Núcleos de Defesa Social nos bairros com histórico de situações mais críticas, como Cidade Nova, Porto D’antas e Jabotiana.