Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Governo inaugura reforma do Centro de Turismo


Publicado em 18 de fevereiro de 2018
Por Jornal Do Dia


O governador Jackson Barreto discursa na reinauguração do Centro de Turismo

O setor turístico em Sergipe recebe um grande reforço nesta sexta-feira, 16. Trata-se da inauguração da reforma do Centro de Turismo, localizado no Centro da Capital. O prédio, que data do século XX e que já abrigou a antiga Escola Normal, é tombado pelo patrimônio histórico e conserva traços da arquitetura neoclássica. A iniciativa do projeto de revitalização é do governo de Sergipe através da Secretaria de Estado do Turismo.
A reforma compreende o Centro de Comercialização, o Museu do Artesanato e o Centro de Informações Turísticas. No total, foram investidos R$ 1.537.826,50 originários do Prodetur. Além dos frequentadores e turistas, estão sendo beneficiados 29 lojistas e artesãos que há 40 anos mantém seus boxes no local.
Entre as intervenções realizadas estão a individualização elétrica de todos os boxes; a pintura e iluminação da fachada; a revitalização das cúpulas; a troca de vidros, esquadrias e luminárias; a reforma do palco e dos banheiros; a mudança da casa de gás; a revitalização dos assoalhos de madeira; a drenagem e esgotamento do espaço; a instalação de uma cobertura tensionada para o palco e o pátio central e a completa adequação para acessibilidade. Com a obra, o Centro de Turismo passa a ser um dos únicos prédios do Estado cem por cento acessível. A reforma permitiu, ainda, a reabertura do Museu de Artesanato, que permanecia fechado pelo fato de sua estrutura ter sido comprometida por infiltrações.
Ainda dentro do projeto do Prodetur e em parceira com a Secretaria de Estado da Cultura, o governo do Estado irá disponibilizar uma das laterais do prédio para intervenções artísticas em grafitti. Outra ação será a implantação de um cronograma que levará ao palco do Centro de Turismo atrações artísticas diversas, todas as sextas-feiras.
De acordo com o governador Jackson Barreto, a revitalização do Centro de Turismo reafirma o compromisso da gestão com o que há de mais tradicional na cultura sergipana. "Quando a gente inaugura a reforma desta casa, uma obra financiada pelo BID, estamos resgatando a memória da nossa cidade. O governo reformou o Cacique Chá. O governador Marcelo Déda reformou o Palácio Olímpio Campos. A Assembleia Legislativa teve seu prédio primitivo reformado. Agora, no entendimento com a termelétrica, vamos fazer a reforma do Arquivo na Praça Fausto Cardoso. Se nosso projeto do Finisa tiver o contrato assinado, vamos fazer a reforma da rodoviária Luís Garcia. A prefeitura de Aracaju fez a reconstrução histórica do prédio da antiga Alfândega. Construímos e inauguramos o Espaço Zé Peixe. Agora, estamos prestes a entregar o terminal pesqueiro. Tudo isso significa dizer toda uma preocupação com o Centro da nossa cidade, resgatando a história e fortalecendo os vínculos do Centro de Aracaju. Essa inauguração significa ficar em paz com a população e devolver a Aracaju um prédio bonito em sua estrutura arquitetônica, que fala da beleza de Aracaju no início do século XX", afirmou.

História – O prédio em que hoje se situa o Centro de Turismo foi inaugurado em 15 de agosto de 1911, no mandato de José Rodrigues da Costa Dórea como presidente da Província. O local abrigou a antiga Escola Normal, ficando ocioso quando da transferência da instituição para o Instituto de Educação Rui Barbosa.
Em 1966, o prédio começou a funcionar como Faculdade de Odontologia. Dez anos depois, a edificação foi passada à responsabilidade do governo do Estado, já que até então era de domínio do governo Federal. No ano seguinte, após a reforma das salas de aula para adequação dos boxes, o local tornou-se um centro de artesanato. Em 6 de janeiro de 1984, o prédio foi tombado como patrimônio histórico.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade