Na manhã de ontem a presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, deputada estadual Goretti Reis (MDB), esteve com o secretário da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, Zezinho Sobral, buscando meios para que se
**PUBLICIDADE
Fim de semana de caminhada
Publicado em 05 de março de 2018
Por Jornal Do Dia
O governador Jackson Barreto (MDB), numa demonstração de que tem mes mo a pretensão política de deixar o cargo até 7 de abril, e pré-candidatos a governador se movimentaram bem no final de semana com agenda pelo interior do Estado.
JB foi no sábado a Ribeirópolis entregar uma ambulância do SAMU, onde esteve acompanhado da ex-prefeita Uita Barreto e do secretário Almeida Lima (Saúde).
De Ribeirópolis foi a Ilha de São Pedro visitar a aldeia Xocó para saber as demandas da região. Esteve acompanhado do ex-prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, e do ex-prefeito de Porto da Folha, Manoel de Rosinha. Ao final da visita dançou a dança do Toré e foi presenteado com um cocar e uma lança confeccionada na comunidade.
De volta a Aracaju, o governador foi ver como estava a montagem das esculturas de seis metros no Largo da Gente Sergipana. Pretende inaugurar a obra na próxima sexta-feira, 16, como um dos presentes à capital pelo seu aniversário.
Os pré-candidatos a governador Belivaldo Chagas (MDB) e Eduardo Amorim (PSDB) foram no domingo a General Maynard participar da tradicional Festa da Santa Cruz.
Belivaldo esteve com o prefeito Valmir de Nira; os deputados estaduais Robson Viana e Gustinho Ribeiro; o vice-prefeito Gilberto; os ex-prefeitos Gilson da Bolandeira, Tatu e Miraldo; a ex-vice prefeita Acácia; e os vereadores Givaldo Lídio, Zé Rodrigues, Sabato, Nal, Manassés, Carlos Alberto e Nadisso.
Já Eduardo foi a General Maynard na companhia do deputado federal André Moura, com quem voltou a andar. Lá os dois também estiveram com o prefeito Valmir e alguns secretários. Antes de irem a General, os dois passaram por Carmópolis para uma visita de cortesia ao prefeito Volney Leite.
O deputado federal Valadares Filho (PSB), que tem seu nome colocado pelo partido como possível pré-candidato a governador, esteve em Nossa Senhora das Dores no sábado à noite. Conversou com o prefeito Dr Thiago Santos e o ex-prefeito Aldon Luiz, entre outras lideranças. De lá seguiu para Siriri, onde, acompanhado do prefeito Zé Rosa, prestigiou a Festa das Cabacinhas.
Já o pré-candidato a governador Mendonça Prado (DEM) foi no sábado a Nossa Senhora do Socorro se reunir com integrantes do Diretório do município de Nossa Senhora do Socorro, para tratar das ações do partido no decorrer do ano. No domingo participou de uma confraternização de lideranças comunitárias no bairro Jardim Centenário, em Aracaju.
A novidade é a pré-candidatura de Valadares Filho ao governo.
Deixando hoje o governo
Nesta terça-feira, os secretários Esmeraldo Leal (Agricultura) e Zezinho Sobral (Inclusão Social) deixam os cargos, conforme ficou acordado em reunião recente com o governador Jackson Barreto (MDB) e o vice-governador Belivaldo Chagas (MDB). Os dois, que são pré-candidatos a deputado estadual, vão se desincompatibilizar um mês antes do que estabelece a legislação eleitoral por pressão dos deputados estaduais da base aliada de JB.
Balanço positivo
Em conversa ontem com a coluna, Esmeraldo disse que deixaria a secretaria um mês antes sem maior problema. "Aceitei tranquilamente, pois já poderei começar a trabalhar a minha pré-candidatura a Assembleia", afirmou, enfatizando que deixa a Agricultura com muito "entusiasmo" e "otimismo" pelo fato de em 2017 ter ocorrido uma boa safra em Sergipe, com recorde de produção de milho, feijão e arroz.
Sem saber
Esmeraldo disse que não sabia ainda quem iria sucedê-lo na Secretaria da Agricultura, mas acreditava que a pasta continuaria sendo uma indicação do PT. E que espera que Belivaldo Chagas seja o candidato a governador e Jackson Barreto a senador em dobradinha com Rogério Carvalho (PT).
Último ato
Antes de deixar a Inclusão Social, Zezinho Sobral participa hoje da assinatura do decreto que institui o Conselho Estadual de Promoção da Cidadania e Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CONLGBT). A solenidade acontecerá no auditório do Palácio dos Despachos, às 16h, com a presença do governador.
Só sai em abril
O secretário Fábio Henrique (Turismo), terceiro secretário do governo Jackson que concorrerá as eleições este ano, permanece no governo até o prazo final para desincompatibilização, que é 7 de abril. É que ele é pré-candidato a deputado federal, não afetando, portanto, a reeleição dos deputados estaduais.
Correndo atrás
Valadares Filho continua se movimentando com a possibilidade de pré-candidatura a governador. Na manhã de ontem recebeu vários aliados em seu gabinete de Sergipe, a exemplo da prefeita Nena (Monte Alegre).
Debatendo a
segurança pública 1
O vice-governador Belivaldo Chagas participa hoje, no Piauí, de Encontro de Governadores do Nordeste para discutir a segurança pública. Na pauta, a implantação de uma operação nacional de segurança, que reúna todas as forças policiais, equipamentos e infraestrutura para o combate à criminalidade nos estados; e a criação de um fundo nacional que, somado aos recursos do Tesouro Estadual e da União, possa ser destinado às ações da segurança pública.
Debatendo a
segurança pública 2
A ideia da reunião surgiu após os governadores de todo o país terem participado na semana passada, em Brasília, de uma reunião com o presidente Michel Temer sobre a questão da segurança. Belivaldo, que já viajou ontem à noite para o Piauí e só retorna a Sergipe amanhã, participou da reunião com Temer representando o governador Jackson Barreto.
Telefonema
O governador do Piaui, Wellington Dias (PT), ligou ontem de manhã para o governador Jackson Barreto pedindo que fosse para a reunião de governadores no seu estado ou mandasse representante.
Nova Pesquisa
O Instituto Franca de Pesquisa e Assessoria, de Willan de Franca Silva, registrou no último sábado, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma nova pesquisa eleitoral para divulgação no próximo dia 9. Serão entrevistadas mil pessoas. No dia 19 de fevereiro o mesmo instituto realizou pesquisa para governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Tá muito cedo para pesquisas.
Pelas redes sociais
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) fez questão de publicar no seu twitter a informação de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello está trabalhando para liberar as primeiras ações penais da Operação Lava Jato até abril. O decano da Corte é revisor da Lava Jato no Supremo e afirmou que irá observar a ordem de chegada dos processos ao seu gabinete. As ações contra o deputado Nelson Meurer (PP-PR) e contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) serão as primeiras liberadas.
Ainda o PHS
O ex-prefeito Manoel Sukita (Capela) deve voltar a ter o comando do PHS de Sergipe. Basta que se comprometa a apoiar as candidaturas do senador Eduardo Amorim (PSDB) e André Moura (PSC) nas eleições deste ano, como colocou o presidente nacional do PHS, Marcelo Aro, que é deputado federal e vice-líder de André. Hoje o partido voltou para o comando do deputado estadual Augusto Bezerra.
Continua a parceria 1
Como vem ocorrendo nas últimas segundas-feiras, ontem o deputado André Moura (PSC) e o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) assinaram mais uma ordem de serviço. Desta vez foi para obras de drenagem e pavimentação de 12 ruas na comunidade Pantanal, localizada na Zona Norte de Aracaju, com investimento de R$ 4 milhões.
Continua a parceria 2
De Edvaldo, na assinatura da ordem de serviço: "Enquanto alguns continuam falando, eu estou aqui trabalhando e melhorando a vida de pessoas que tanto precisam. Sou muito agradecido a todos que estão contribuindo com a reconstrução de Aracaju. Obrigado aos vereadores pela aprovação do empréstimo de R$50 milhões e ao deputado André Moura pela ajuda na liberação dos recursos".
Auxílio-moradia
Em resposta à greve dos juízes federais convocada para o dia 15 de março, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) defendeu a votação de propostas que acabem com o auxílio-moradia pago a diversas categorias do funcionalismo. Ao lembrar que o Congresso não pode apreciar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 41/2017) que extingue o benefício, devido à intervenção no Rio de Janeiro, Requião explicou que a Lei Orgânica da Magistratura pode ser alterada por projeto de lei. Para o vice-líder do governo, senado Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), o "penduricalho" é uma maneira de determinadas categorias desrespeitarem o teto do funcionalismo.
Veja essa…
Do senador Valadares sobre a declaração do ministro Moreira Franco ao Valor Econômico, de que o governo federal terá candidato a presidente da República em 2018 e que a reforma ministerial será feita em abril por conta dessa candidatura: "Temer terá mesmo candidato a presidente? Se isso acontecer, há quem afirme que no meio do caminho, tal como fez o governo com a reforma da previdência, por falta de votos, aconselhará o seu candidato a desistir do projeto".
Curtas
Por dificuldade na liberação de alvará sanitário, o empresário Eric Franclin prestou Boletim de Ocorrência contra a Prefeitura de Lagarto.
A Comissão de Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado aprovou projeto de lei (PLS 313/2013), de autoria do senador Valadares, que garante ao consumidor o reembolso em até sete dias de passagem aérea não utilizada, prevendo multa de 100% se a empresa aérea não devolver o dinheiro.
Na tarde da última sexta-feira o pré-candidato a governador Mendonça Prado foi ver como estava sua popularidade em Aracaju. Foi passear pelo centro de Aracaju, onde foi bem cumprimentado.
O pré-candidato a Senador, Heleno Silva (PRB), e o deputado federal Jony Marcos (PRB) participaram no sábado a noite do show da cantora gospel Jozeane, em Itabaianinha.