Inauguração do sistema de abastecimento integrado
Jackson inaugura sistema integrado de abastecimento
Publicado em 15 de março de 2018
Por Jornal Do Dia
Nesta quinta-feira (15), o governador Jackson Barreto esteve em Umbaúba e em Itabaianinha para realizar um sonho antigo de mais de 78 mil moradores do Sul sergipano: o de ter água potável nas torneiras. Ao lado do vice-governador Belivaldo Chagas e do deputado federal Fábio Reis, Jackson inaugurou a ampliação do sistema integrado de abastecimento de água dos municípios de Itabaianinha, Umbaúba e Tomar do Geru. Num investimento de R$ 69 milhões, a obra é integrada ao PAC-Prevenção a Seca e objetiva melhorar a qualidade de vida dos sergipanos e otimizar a agricultura familiar através da execução de seis adutoras, 12 reservatórios de água, estação de tratamento de água e ligações domiciliares.
A primeira solenidade ocorreu no Povoado Imbé, em Umbaúba. Lá, o governador descerrou a placa e ligou os sistemas dando início à implantação de 145 quilômetros de rede de distribuição de água. "Uma obra que significa vida, que significa saúde. Uma obra que está plantada debaixo da terra, que as pessoas não veem e alguns não valorizam, mas a maioria sabe da importância dela. Estamos cuidando da geração atual e das futuras, porque a região de Umbaúba, Itabaianinha e Tomar do Geru vivia sufocada com a falta de água. Agora temos água em abundância com a adutora que nasce no rio, em Santa Luzia do Itanhi, e percorre toda a região. São quase 150 km de rede, não apenas na área urbana, mas também na área rural, vários povoados, um investimento de R$ 69 milhões. Significa o respeito do governador com essa região. Essa obra é revolucionária e resolve o problema da água em até 25 anos", disse o governador.
As obras da implantação do sistema integrado de abastecimento consistem na execução de adutoras, na construção de uma estação de tratamento de água e na construção e reforma de estações elevatórias de água e na construção de 12 reservatórios. Segundo o presidente da Deso, Carlos Melo, a obra garantirá 25 anos de abastecimento para toda a região.
De Umbaúba, a comitiva do governador seguiu para o povoado Jardim, em Itabaianinha, onde também foi inaugurado o sistema de abastecimento de água. Na região, a rede de distribuição se estende por 5.678 metros e foi construído um reservatório com capacidade para 50 mil litros, beneficiando 40.821pessoas.
Na sede de Itabaianinha, foi inaugurado mais uma ligação do sistema de abastecimento. O prefeito de Itabaianinha, Danilo Alves de Carvalho, destacou os investimentos realizados na região. "De todos os governadores que passaram por Sergipe, não teve um que deixasse uma marca maior em obras do que Jackson Barreto. Foi Jackson Barreto que trouxe água. É um grande sonho realizado para os moradores da localidade, que viviam há muitos anos sem um sistema de abastecimento. A água é um bem básico para essa população que tem sofrido há anos. Essa era a maior cobrança do povo".
O sistema entregue nesta quinta beneficia 78.214 habitantes dos municípios de Itabaianinha, Tomar do Geru: e Umbaúba. O investimento abrange os povoados de Queimada Grande, Assentamento, Estiva, Matinha, Barrinha, Matadouro, Macaquinho, Limoeiro e Tauá, em Umbaúba; Patioba, Pedra da Égua, Vermelho, Saco da Rainha, Montalvão, Curralinho, Jardim, Poxica, Ilha e Matadouro, em Itabaianinha, além da sede de Geru e os povoados Entroncamento e Tabuleiro.