O superintendente de Tecnologia da Informação (TI) do Banese, Ícaro Ramos, ressaltou a importância do banco para a economia do Estado
Estudantes de Informática do IFS fazem visita ao Banese
Publicado em 17 de abril de 2018
Por Jornal Do Dia
Cerca de 90 alunos do curso técnico de Suporte e Manutenção de Informática das unidades de ensino do Instituto Federal de Sergipe (IFS) nos municípios de São Cristóvão, Socorro, Itabaiana e Propriá realizaram uma visita à sede do Banco do Estado de Sergipe (Banese), em Aracaju. Eles estavam acompanhados por professores e foram recebidos por técnicos e executivos da Superintendência de Tecnologia da Informação do Banese (Sutec).
Segundo o professor Sidney Cassemiro, do "campus" do IFS em Itabaiana, a visita ao banco teve por objetivo proporcionar aos alunos uma visão do dia a dia da área de Tecnologia da Informação (TI). "Acontece que em sala de aula apresentamos muitos conteúdos teóricos e uma visita como essa, ao Banese, que é uma empresa que tem uma infraestrutura de TI bem representativa, é muito importante para dar aos nossos alunos uma visão prática do dia a dia no campo da Tecnologia da Informação", disse o professor.
Durante a visita, o superintendente de Tecnologia da Informação do Banese, Ícaro Ramos, fez uma palestra em que descreveu o banco como uma instituição moderna e inovadora, que movimenta a economia do Estado e está sempre em transformação, investindo muito em capacitação dos funcionários e tecnologia da informação. "As mudanças na área de TI são muito rápidas, por isso, investimos bastante na capacitação da nossa equipe", disse o superintendente.
Também como parte das programações da visita, a gerente da Área de Desenvolvimento da Sutec, Jumara Noronha, falou sobre conceitos de Agilidade, MVP (Produto Mínimo Viável) e Scrum (metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software). Ela relacionou as motivações que levaram o banco a trabalhar de forma ágil e explicou como o Banese está realizando uma mudança de cultura, especialmente nas áreas de desenvolvimento de sistemas, enquanto o gerente de suporte da Área de Infraestrutura, Marcus Vinícius, apresentou a composição do Data Center (centro de processamento de dados) no que diz respeito aos servidores utilizados, ao ambiente virtual, virtualização de aplicativos e estações de trabalho.
Vinícius também descreveu como é feito o gerenciamento e monitoramento de todo ambiente e as vantagens de se ter um ambiente virtualizado, inclusive em caso de desastre. Já Ricardo Rollemberg, também gerente de suporte da Área de Infraestrutura, fez uma palestra sobre as estruturas e topologias de redes de comunicação operadas pelo Banese e a importância que é dada à segurança da informação pela instituição financeira. "Tudo isso foi importante para os alunos e professores terem consciência da complexidade e tamanho do ambiente de TI do banco", disse um dos responsáveis pela programação da visita, o gerente da Área de Infraestrutura da Sutec, Daniel Souza Santos.
Para o estudante João Marcos Lima da Silva, que está no 3º período do curso técnico de Informática do "campus" Itabaiana do IFS, a visita foi muito proveitosa. "Uma visita como essa é muito importante porque ela nos traz uma nova perspectiva de diversas áreas dentro da Informática. A gente passa a ter uma visão mais ampla de como as empresas trabalham, seus diferentes processos e sistemas, e no caso do Banese a área de segurança é a que me chamou mais a atenção devido à quantidade gigante de clientes do banco e a necessidade de proteção dos dados de todas essas pessoas", ressaltou.