Ana Córtes com o troféu pela resistência e pela sua luta em defesa da democracia
CRESS Sergipe presta homenagem a Ana Côrtes
Publicado em 19 de maio de 2018
Por Jornal Do Dia
Uma noite que marcou a história do Serviço Social sergipano, repleta de histórias e memórias de luta dos/as assistentes sociais em defesa da democracia. Assim foi a penúltima atividade da Semana do/a Assistente Sociais: o Ocupe a Praça Ana Côrtes, realizado pelo CRESS Sergipe e pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira em parceria com o Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe.
A noite foi de homenagem prestada pelo CRESS Sergipe à assistente social Ana Côrtes, anistiada política que resistiu bravamente à ditadura militar nos tempos de chumbo. Ana recebeu das mãos da presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita, e de seus familiares – sua filha Joana, seu filho Marcos e seu companheiro há 50 anos, Bosco Rollemberg – um troféu simbolizando o agradecimento de toda a categoria pela resistência e pela sua luta em defesa da democracia.
"Este é um momento ímpar: depois de muitos anos, em uma plenária repleta de pessoas – a maioria mulheres – colocar publicamente o que foi a experiência de sobreviver à ditadura militar", destacou contando sobre a frieza daquele 1968, quando foi presa e torturada pelo DOI-CODI.
Em sua simplicidade de discurso, Ana revirou suas próprias memórias para contar a história da ditadura militar no Brasil e deu uma verdadeira aula sobre democracia e resistência. "O que fizemos de mal? Querer um país livre? Nós queríamos um Brasil democrático e justo, onde todos pudessem estudar, trabalhar e que respeitasse todas pessoas, resguardando seus direitos humanos" rememorou a homenageada, ressaltando que não podemos deixar que o país viva novamente momentos de tamanho desrespeito aos direitos fundamentais.
"Se hoje podemos estar aqui reunidos discutindo direitos humanos, é graças a pessoas corajosas e aguerridas como Ana Côrtes, que teve a coragem de enfrentar a truculência, a tortura e as restrições das liberdades individuais impostas pela ditadura militar. Muito obrigada, Ana. Você nos orgulha", destacou a presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita, ressaltando que resistência é o mote da campanha da Semana do/a Assistente Social, e que Ana Côrtes é símbolo de resistência e motivo de inspiração de toda a categoria.