Representantes de órgãos públicos definem a logística da interdição do antigo Hotel Palace
Órgãos alinham detalhes da operação de interdição do Hotel Palace
Publicado em 23 de maio de 2018
Por Jornal Do Dia
Os órgãos de segurança envolvidos na opera ção de interdição do Hotel Palace reuniram-se mais uma vez nesta terça-feira, para detalhar o plano estratégico que será seguido durante o cumprimento da decisão judicial, marcado para este domingo, 27 de maio. A partir das 06h, as equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Guarda Municipal e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estarão no local.
Segundo o Coronel Erivaldo Mendes, comandante geral do Corpo de Bombeiros, a reunião teve êxito ao delimitar os pontos de atuação de cada órgão envolvido. "Nos reunimos para definir as diretrizes de atuação para cumprimento do mandado de interdição, e verificamos a disponibilidade de todos os envolvidos no apoio ao oficial de justiça, que fará a leitura da ordem de interdição e, depois, a certificação do cumprimento", explicou.
As notificações a proprietários/comerciantes/ocupantes foram entregues no final da última semana. Segundo o Cel. Alexandre José, diretor da Defesa Civil Estadual, o objetivo é fazer com que o cumprimento da ordem judicial ocorra com o máximo de tranquilidade possível. "Os órgãos estão unidos para garantir que tudo ocorra da forma mais segura e tranquila para todos. Neste dia, o acesso de qualquer pessoa à área só será possível após a sua interdição física, conforme determinado pela Justiça. Aqueles que ainda possuírem pertences dentro do prédio terão acesso depois, mediante identificação".
A Emsurb já cadastrou os ambulantes que comercializam no local, conforme explicou o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Bira Rabelo. "Fizemos o cadastramento de 63 ambulantes na última sexta-feira. Na segunda, tive uma reunião com o presidente da associação dos ambulantes e mais cinco representantes, e eles estão cientes de que deverão deixar o local. Foram informados da desocupação da área até o dia 27", pontuou.
A Guarda Municipal disponibilizará efetivo necessário ao resguardo do local após a interdição e, durante a operação, ao suporte à Emsurb, que disponibilizará dois caminhões para eventual necessidade. O SAMU destinará duas motolâncias e uma ambulância com equipe de suporte básico; e o Corpo de Bombeiros estará no local com uma equipe de combate a incêndio. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) ficou responsável pela colocação de barreira física no entorno.
A Polícia Militar e a SMTT farão o isolamento do perímetro. De acordo com o Capitão Alexandre, coordenador operacional de trânsito da SMTT, será proibido o acesso de veículos da Avenida Rio Branco à Rua Itabaianinha. "Também a Travessa Hélio Ribeiro, a Travessa Baltazar Gois e a Rua José do Prado Franco. Pontos de táxi já foram avisados também", detalhou.
Linhas de ônibus – Ainda segundo a SMTT, 16 linhas de ônibus que trafegam na região terão o seu itinerário alterado neste domingo, a partir das 07h, em razão da interdição da Travessa Hélio Ribeiro e da Rua Geru.