Sábado, 30 De Novembro De 2024
       
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Aposentados lotam agências bancárias em Aracaju


Publicado em 25 de março de 2020
Por Jornal Do Dia


 

Com o início do paga-
mento mensal des-
tinado a aposentados e pensionistas, desde a manhã de ontem agências bancárias no estado de Sergipe começam a registrar alto fluxo de idosos mesmo diante da pandemia causada pelo COVID-19, e das orientações instituicionais para quarentena. Por se tratar de um cenário natural de aglomeração nas agências, a partir desta semana – com duração por tempo indeterminado, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco e Itaú realizam um atendimento prioritário das 9h às 10h para beneficiários e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e das 10h às 14h para público em geral. Essa é uma das medidas adotadas para evitar o possível contágio da doença.
De acordo com o Banco Central, para a realização de saques, além dos terminais de auto atendimento das agências e dos terminas do Banco 24 Horas, a operação também pode ser efetuada diretamente nas casas lotéricas. Para pagamentos, pode ser utilizada a função débito do cartão de crédito sem custo adicional. A quitação dessas contas também pode ser realizada nas casas lotéricas e correspondentes bancários. Os gerentes bancários enaltecem ainda o apoio operacional por meio dos aplicativos de cada instituição bancária os quais permitem pagamentos e transferências, sem a necessidade de comparecer presencialmente às agências bancárias. Essas iniciativas tecnológicas ofertam maior comodidade aos clientes, evitam aglomerações e demais riscos.
O receio por parte de muitos beneficiados é que, diante das ruas cada vez mais vazias em meio à pandemia mundial do novo coronavírus, a marginalidade se aproveite da inocência de idosos e apliquem golpes financeiros. Segundo o agente da Polícia Militar, sargento Mello, ciente desses riscos, equipes da corporação estão intensificando o monitoramento ostensivo nas imediações das agências bancárias. Viaturas, inclusive, estão ficando temporariamente estacionadas nas proximidades das unidades com maior fluxo de clientes. A proposta é evitar ações criminosas, como também voluntariamente orientar os clientes – sobretudo da terceira idade, a respeitar uma distância de, ao menos, 1,5 metros entre eles. Medidas coletivas que integram o projeto de proteção social.
Apesar do cenário agravante no Brasil, a Federação Brasileira dos Bancos (Fenabran), descartou a possibilidade dos estabelecimentos fecharem, ou reduzirem o horário de funcionamento. Considerada como uma das principais instituições bancárias na operação desse pagamento à aposentados e pensionistas, a direção nacional da Caixa Econômica Federal anunciou que o serviço realizado no interior das agências se restringirá apenas aos clientes que realmente precisem do acolhimento técnico a ser realizado por bancários. A Fenabran não descarta a possibilidade de essa mesma medida ser adotada nas demais instituições bancárias. Diante da vulnerabilidade sanitária foi montado um comitê de crise Covid-19, para a troca de informações entre bancos e as entidades que representam os bancários sobre ações que devem ser adotadas para evitar a disseminação do vírus.

Com o início do paga- mento mensal des- tinado a aposentados e pensionistas, desde a manhã de ontem agências bancárias no estado de Sergipe começam a registrar alto fluxo de idosos mesmo diante da pandemia causada pelo COVID-19, e das orientações instituicionais para quarentena. Por se tratar de um cenário natural de aglomeração nas agências, a partir desta semana – com duração por tempo indeterminado, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco e Itaú realizam um atendimento prioritário das 9h às 10h para beneficiários e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e das 10h às 14h para público em geral. Essa é uma das medidas adotadas para evitar o possível contágio da doença.
De acordo com o Banco Central, para a realização de saques, além dos terminais de auto atendimento das agências e dos terminas do Banco 24 Horas, a operação também pode ser efetuada diretamente nas casas lotéricas. Para pagamentos, pode ser utilizada a função débito do cartão de crédito sem custo adicional. A quitação dessas contas também pode ser realizada nas casas lotéricas e correspondentes bancários. Os gerentes bancários enaltecem ainda o apoio operacional por meio dos aplicativos de cada instituição bancária os quais permitem pagamentos e transferências, sem a necessidade de comparecer presencialmente às agências bancárias. Essas iniciativas tecnológicas ofertam maior comodidade aos clientes, evitam aglomerações e demais riscos.
O receio por parte de muitos beneficiados é que, diante das ruas cada vez mais vazias em meio à pandemia mundial do novo coronavírus, a marginalidade se aproveite da inocência de idosos e apliquem golpes financeiros. Segundo o agente da Polícia Militar, sargento Mello, ciente desses riscos, equipes da corporação estão intensificando o monitoramento ostensivo nas imediações das agências bancárias. Viaturas, inclusive, estão ficando temporariamente estacionadas nas proximidades das unidades com maior fluxo de clientes. A proposta é evitar ações criminosas, como também voluntariamente orientar os clientes – sobretudo da terceira idade, a respeitar uma distância de, ao menos, 1,5 metros entre eles. Medidas coletivas que integram o projeto de proteção social.
Apesar do cenário agravante no Brasil, a Federação Brasileira dos Bancos (Fenabran), descartou a possibilidade dos estabelecimentos fecharem, ou reduzirem o horário de funcionamento. Considerada como uma das principais instituições bancárias na operação desse pagamento à aposentados e pensionistas, a direção nacional da Caixa Econômica Federal anunciou que o serviço realizado no interior das agências se restringirá apenas aos clientes que realmente precisem do acolhimento técnico a ser realizado por bancários. A Fenabran não descarta a possibilidade de essa mesma medida ser adotada nas demais instituições bancárias. Diante da vulnerabilidade sanitária foi montado um comitê de crise Covid-19, para a troca de informações entre bancos e as entidades que representam os bancários sobre ações que devem ser adotadas para evitar a disseminação do vírus.

 

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