COB cancela seletivas dos Jogos da Juventude
Publicado em 27 de março de 2020
Por Jornal Do Dia
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) cancelou todas as etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude. A cidade de Aracaju sediaria a Regional Nordeste, que aconteceria entre os dias 11 e 15 de setembro. A superintendente Especial de Esporte, Mariana Dantas, lamentou o fato, informando que o trabalho de planejamento já tinha sido iniciado, com a preparação de licitações, contratos e análises de processos, entre outras ações.
No mês de fevereiro, uma comissão do COB, chefiada pelo gerente executivo de Desenvolvimento da entidade, Kenji Sato, esteve em Aracaju e se reuniu com a superintendente Mariana Dantas. A comissão vistoriou quadras e ginásios, se reuniu com representantes da rede hoteleira. A impressão levada pelos dirigentes do COB foi a melhor possível. Outras reuniões deveriam acontecer nos próximos dias para ser montada e definida a logística de realização do grande evento.
Cancelamento – Na noite desta quarta-feira, 25, o COB publicou no seu site oficial o cancelamento de todas as etapas regionais, inclusive a de Aracaju, alegando como motivo principal o agravamento da pandemia, causada pelo Covid-19, que já infectou oficialmente mais de 2.500 pessoas no país. A entidade alega que nos próximos meses avaliará a realização da fase nacional da competição, marcada inicialmente para novembro 2020, mas sem local ainda definido.
"Canceladas as fases regionais, trabalharemos internamente para analisar diferentes cenários, que possam viabilizar a realização da etapa nacional no fim do ano. A confirmação da realização da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude acontecerá até o final de junho", disse Kenji Saito.
Mariana Dantas disse que recebeu com surpresa o cancelamento da Seletiva Regional dos Jogos da Juventude, em Aracaju.
"Recebi a comunicação do gerente executivo do COB, Kenji Sato. O evento só é possível devido às parcerias com as secretarias estaduais. Sabemos que todo o pais está mobilizado em torno de tentar minimizar os danos ocasionados por essa crise de saúde, que é o Covid-19. Foi uma decisão que precisou ser tomada, devido ao novo cenário em que nos encontramos. Seguimos na certeza de que dias melhores virão. O esporte é uma grande ferramenta para que a gente possa recuperar a nossa estabilidade social e emocional, avaliou a superintendente Mariana Dantas.