Das 180 notificações, 142 foram descartadas, afirma Estado
Publicado em 28 de março de 2020
Por Jornal Do Dia
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou ontem que permanecem os 16 casos confirmados novo coronavírus (Covid-19), mas evidencia a grande quantidade de casos descartados, como uma demonstração de que o isolamento tem sido importante e que as síndromes gripais têm ocasionado os sintomas. Das 180 notificações da doença, 142 já foram descartadas pelo Estado, ficando 22 como suspeitos, que estão em análise.
A maioria dos casos foi registrada em Aracaju, com 13 pacientes contaminados. Os outros casos foram registrados em Propriá (dois) e Nossa Senhora da Glória (um). Dos casos da capital, três estão internados em estado grave em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os outros pacientes estão em suas casas, cumprindo isolamento domiciliar e em tratamento.
O Estado também fez um balanço das providencias que tomou para enfrentar o coronavírus. Uma delas é a criação de 40 leitos de enfermaria no Hospital da Polícia Militar (HPM), que servirão de retaguarda para a rede estadual de Saúde. As obras de melhorias e adequações foram iniciadas na última segunda-feira, e terão ritmo acelerado. Já a antiga Maternidade Hildete Falcão Batista também entrou em reformas e contará com mais 40 leitos de enfermeira e 10 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), entrando em funcionamento nos próximos dias.
Outros 50 leitos de UTI estão sendo criados no Hospital de Cirurgia, no Hospital de Urgência de Segipe (Huse), no Hospital Regional Garcia Moreno (Itabaiana) e no Hospital Universitário de Lagarto. E há ainda a reserva de 220 leitos de enfermaria para pacientes com coronavírus.