Dirigentes do Itabaiana querem aplicação do ranking nacional de clubes, caso o campeonato venha a ser suspenso
Itabaiana defende uso do ranking
Publicado em 02 de abril de 2020
Por Jornal Do Dia
Givaldo Batista
Até o momento não se tem uma defini ção sobre o futuro do futebol sergipano. Como fica o certame estadual depois da crise do coronavírus. Tudo indica que essa definição deve acontecer já na próxima semana, quando acontece uma reunião pelo sistema de vídeo conferência entre os presidentes das federações estaduais e dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Essa reunião deve ser decisiva para o futuro do futebol brasileiro e especialmente o futebol sergipano.
Aqui existem algumas posições defendidas pelos dirigentes de clubes. O presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas já disse que o campeonato prossegue após a crise. Mas existem dirigentes que torcem pelo encerramento da competição e se utilize a classificação atual do campeonato, como é o caso do presidente Ernan Sena, do Sergipe, que inclusive já dispensou todo o seu elenco.
Posição do Itabaiana – A Diretoria da Associação Olímpica de Itabaiana aguardará um posicionamento definitivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a continuidade do Campeonato Sergipano 2020. O Clube entende que a ideia inicial é de que a competição seja finalizada e que isso será discutido entre a Federação Sergipana de Futebol (FSF) e CBF.
Mas, caso a competição venha a ser finalizada, a diretoria apresentará a proposta de que seja usado o ranking de clubes da CBF, para que sejam definidos os clubes que ficarão com as vagas para Série D do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.
– A posição da diretoria é que, para o caso de o campeão não ser definido com a bola rolando, tudo seja definido pelo ranking. Estamos esperando para nos reunir com todos os clubes envolvidos e chegarmos a um denominador comum -, afirmou Olivério Chagas, vice-presidente do Itabaiana.
Olivério disse ainda que o critério é o mais justo, por respeitar a história dos clubes. "O Tremendão tem 82 anos de história e é enquadrado hoje na posição de segundo colocado no ranking da CBF no estado de Sergipe. O ranking é uma construção de vários anos, muito investimento, perseverança dos clubes, do histórico e das conquistas que cada uma das equipes obteve ao longo dos anos", justificou.
É importante ressaltar que a proposta é apenas para uma situação em que se torne inviável finalizar o Sergipão com a bola rolando. Em 4 anos, o Tricolor da Serra subiu da posição 164º. para a 72º. no ranking geral de clubes da CBF,o que torna o Tremendão da Serra o segundo colocado no estado.