O presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, ao lado do secretário especial do esporte, Marcelo Magalhães
CBDE apóia decisão do Consude
Publicado em 17 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
Givaldo Batista
A decisão tomada do Conselho Sul-Ame ricano de Esporte (Consude) em adiar para dezembro de 2021 os Jogos Sul-Americanos Escolares 2020, foi bem recebida e aceita pelo presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o sergipano Antônio Hora Filho. A decisão do Consude foi tomada diante do cenário de incertezas criado pela pandemia,a covid-19.
– A CBDE recebeu a notícia e acatou a decisão, por entender que no momento, o mais importante é preservar a saúde e a vida de todos que participam de eventos esportivos. É triste estarmos parados, isolados. Mas é por um motivo maior e comum, que é a comunidade sobreviver e resistir a esse vírus, que vem se alastrando e dizimando a população de vários países – lamentou Antônio Hora.
Os Jogos Sul-Americanos Escolares 2020 seriam realizados no Brasil em dezembro de 2020 e foram adiados para dezembro de 2021, em Brasília. "O Brasil nos últimos anos realizou essa competição por duas vezes: em 2012 em Natal e em 2014 aqui em Aracaju.A edição de 2020 estava marcada inicialmente para a cidade de Fortaleza e depois foi transferida para Brasília-DF", lembrou Antônio Hora.
Devido ao momento atual, alguns países como Uruguai, Paraguai e Argentinaresolveram não participar da competição. Além do Brasil, integram o Consude países como Argentina, Bolívia, Bonaire, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Suriname e Guiana.Adecisão foi tomada, após reunião virtual realizada com representantes dos 13 países integrantes do conselho.
– Os jogos foram adiados por conta da insegurança e dos protocolos, que garantissem a saúde dos atletas. Mesmo porque,o ano letivo nas escolas desses países está totalmente comprometido. Não haveria tempo suficiente de realização das seletivas e indicar os representes de cada país, para participar das modalidades. Sendo assim, a competição foi adiada para dezembro de 2021 e por decisão do Ministério da Cidade, será realizado em Brasília-DF – informou Antônio Hora.
Segundo o presidente Antônio Hora, a CBDE aproveitou a oportunidade para informar que todo o calendário 2020 da entidade está suspenso.Seriam várias competições escolares nacionais e internacionais, como o Mundial de Voleibol, em Foz do Iguaçu. Aracaju inclusive, seria sede das seletivas da Gymnasiade, que seria realizada em outubro em Jenjiang na China.
– O calendário foi suspenso, sem data previstapara retorno. E provavelmente muitas entidades esportivas não terão eventos esportivos no calendário 2020 – concluiuAntônio Hora.
Jogos da Juventude – No Brasil, as etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude, que deveriam ser disputadas em setembro, foram canceladas no dia 25 de março pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que organiza a competição. Em junho, o COB definirá se será possível ou não a realização da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, prevista inicialmente para novembro, levando-se em conta o cenário da crise do novo coronavírus.