Estaduais cogitam volta entre julho e agosto
Publicado em 20 de junho de 2020
Por Jornal Do Dia
Não há consenso em relação ao retorno dos estaduais no Brasil ainda em meio à pandemia do novo coronavírus. Por causa das dimensões continentais do País, a situação epidemiológica das diferentes regiões está em diferentes estágios. Isso impede uma unidade em relação à volta do futebol.
Dentre os 26 Estados, mais o Distrito Federal, apenas o Campeonato Carioca voltou, na quinta-feira. O Catarinense também tem data definida para o retorno. Algumas federações do Norte e Nordeste estudam retomar os Estaduais apenas mais perto do final do ano, em uma tentativa de emendar o torneio com o início da pré-temporada de 2021.
A grande maioria, por sua vez, planeja restabelecer os torneios entre metade de julho e o início de agosto. Contudo, as federações dependem do aval das autoridades sanitárias locais. No meio destes emaranhados de decisões autônomas, o Campeonato Amazonense foi encerrado.
Na Região Nordeste a situação está assim definida:
Sergipe- O Presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas, definiu, em reunião com os clubes participantes do campeonato, que a competição estadual será restabelecida no próximo dia 25 de julho. A data, porém, está sujeita a alterações conforme a evolução da situação epidemiológica de Sergipe.
Alagoas – Datas para a retomada do Campeonato Alagoano ainda são discutidas.
Bahia – Clubes baianos esperam a liberação das autoridades sanitárias, para volta dos treinos nos centros de treinamentos. Espera-se que o campeonato seja retomado em julho.
Ceará- A Federação Cearense de Futebol afirma que ainda não há data definida para a volta do campeonato. Contudo, acredita-se que a competição seja retomada junto à última fase do plano de retomada econômica anunciado pelo governo do Estado do Ceará, prevista para acontecer em 20 de julho. Equipes já estão autorizadas a treinar.
Maranhão – A Federação Maranhense de Futebol pretende recomeçar o campeonato no início de agosto. A volta das sessões de treinamento acontecerá a partir de 22 de junho. A retomada da competição, no entanto, dependerá da situação epidemiológica do Maranhão.