A Força Tarefa Covid-19 da UFS realizou, em parceria com a FSF, os testes de sorologia nos jogadores do Freipaulistano
Sorologia para jogadores do Freipaulistano
Publicado em 04 de julho de 2020
Por Jornal Do Dia
Os jogadores do Frei paulistano inicia ram nesta sexta-feira (3) a intertemporada com vistas as competições que a equipe disputará neste segundo semestre. A equipe de Frei Paulo por uma questão de logística escolheu a cidade de Pirambu para essa fase de treinamentos. Uma das primeiras atividades foi a realização do teste de sorologia para detecção da Covid-19, conforme determinam o protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as normas sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os decretos dos governos estadual e municipal.
Além dos 19 jogadores foram testados integrantes da comissão técnica, funcionários e membros da diretoria envolvidos nas atividades do clube. A ação foi resultado de uma parceria entre o próprio Freipaulistano, a Federação Sergipana de Futebol (FSF) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). A FSF adquiriu com recursos próprios os 40 testes e os profissionais da UFS, integrantes da Força Tarefa Covid-19, sob o comando do professor Lysandro Borges fizeram a coleta dos exames no elenco do Freipaulistano.
O professor Lysandro Borges se mostrou muito feliz em colocar sua equipe à disposição do futebol sergipano, "A Federação Sergipana pediu auxílio e firmou uma parceria para realização dos testes de sorologia na equipe do Freipaulistano. A Universidade Federal de Sergipe, não poderia se negar a ajudar e prestigiar o futebol sergipano, que tanta alegria nos em dado. A FSF adquiriu os testes e nós estamos aqui cooperando para a realização destes testes e a execução dos mesmos", disse Lysandro Borges.
A coleta do material para dos testes aconteceu no município de Pirambu, local aonde o clube irá realizar seus treinamentos. O processo é parte do protocolo desenhado pela FSF, o "Jogo Seguro", para que as atividades dos clubes possam ser retomadas. Os procedimentos estão sendo colocados em prática na volta aos treinamentos, incluindo diversas medidas, para que o contágio do coronavírus seja evitado.
O diretor de Competições da FSF, Gleyson Prado esteve acompanhando a coleta dos exames em Pirambu. "O procedimento de coleta de material dos testes foi realizado e tudo ocorreu da melhor forma. Os profissionais da UFS, também fizeram um grande atendimento. Todos os atletas fizeram a coleta e grande parte da comissão e dos funcionários também fizeram, restando poucas pessoas para o início da próxima semana. Tudo ocorreu dentro do esperado. O primeiro passo do protocolo foi realizado e isso nos deixa tranquilos. Todos estarão trabalhando com segurança. A FSF está proporcionando todos os procedimentos necessários, para a prevenção contra o coronavírus" afirmou Gleyson Prado.
Segundo a FSF os testes também serão realizados nas equipes do Confiança, Itabaiana e Sergipe, sempre 48 horas antes do início das atividades nos clubes e 48 horas antes do início das rodadas do Campeonato Sergipano. Além dos clubes, a entidade vai disponibilizar testes para os árbitros, membros da imprensa esportiva e outros segmentos, que estão envolvidos em uma partida de futebol.