O Itabaiana, vice-campeão estadual de 2019, estreia no Brasileiro da Série D contra o ABC
Itabaiana estreia em casa. O Frei em Natal
Publicado em 15 de julho de 2020
Por Jornal Do Dia
A CBF divulgou nesta se gunda-feira à noite a tabela oficial e atualizada do Campeonato Brasileiro da Série D. A competição tem início no mês de setembro. A entidade seguiu à linha o planejamento realizado na última quinta-feira. O ajuste se deve à paralisação dos jogos por conta da pandemia de Covid-19 e a temporada tem o encerramento previsto para o dia 7 de fevereiro de 2021.
O estado de Sergipe será representado pelas equipes do Freipaulistano campeão estadual de 2019 e o Itabaiana vice-campeão. As equipes estão no Grupo A4 ao lado de Vitória da Conquista-BA, Coruripe – AL e ABC-RN e Potiguar-RN e Central -PE. O Itabaiana estreia em casa no dia 19 ou 20 de setembro contra o ABC-RN enquanto o Freipaulistano joga fora de casa, enfrentando o Potiguar-RN.
Campeonato – A Fase Preliminar acontecerá entre os dia 5 e 6 de setembro com os duelos: Ji-Paraná-RO x Nacional-AM, Baré-RR x Ypiranga-AP, Real Noroeste-ES x Aquidauanense-MS, Tocantinópolis-TO e Brasiliense-DF. A primeira rodada marcada para o dia 19 ou 20 de setembro conta com os seguintes jogos: Vitória da Conquista-BA x Coruripe-AL, Itabaiana-SE x ABC-RN, Potiguar-RN x Freipaulistano-SE e Jaciobá-AL x Central-PE.
A Série D do Brasileiro passa das atuais 16 datas para 26. Para ampliar a competição no calendário, a CBF anunciou uma mudança na fórmula de disputa, que terá uma fase preliminar com oito clubes. Assim, a fase de grupos da Série D contará com 64 times (e não 68 como nos últimos anos). Eles serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021: oitavas, quartas, semifinais e final.
O time do Freipaulistano foi o que mais contratou depois da quarenta e o presidente interino, o David Williams diz que o time vai brigar pelo título de bicampeão estadual e principalmente por uma boa participação no Brasileiro da Série D.
Segundo a CBF, "o calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição".
Com a alteração de 16 para 26 datas, a Série D em 2020 amplia a quantidade mínima de jogos de um clube. De 2016 até 2019, um time jogava apenas seis datas na fase de grupos, menos de dois meses. Agora, esse número será de 14, com a fase de grupos com oito clubes.
Esta é a primeira vez que o Freipaulistano vai disputar a Série D em sua breve história. Já o Itabaiana, tenta mais uma vez subir para a terceira divisão. Ano passado o Tremendão chegou perto, mas foi eliminado pelo Ituano.