PF apreende mais três serpentes criadas em cativeiro
Publicado em 30 de julho de 2020
Por Jornal Do Dia
Uma nova diligência da Polícia Federal ´resultou na apreensão de mais três serpentes que eram mantidas em cativeiro doméstico, em uma residência de Aracaju. A ação contou com o apoio de policiais do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), da Polícia Militar. De acordo com a PF, trata-se de uma de nova diligência relacionada à ‘Operação Rattus’, deflagrada na última segunda-feira e que resultou na apreensão de outros 22 animais silvestres, como serpentes, jabutis, lagartos e uma coruja.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), onde passaram por avaliação veterinária e encaminhados aos devidos cuidados. Já o responsável pelos animais será autuado com base na Lei de Crimes Ambientais.
Após a deflagração da ‘Rattus’, a Polícia Federal foi procurada por várias pessoas que perguntaram qual seria o procedimento recomendado para quem possui animais silvestres ou exóticos em cativeiro. Os que se encontram nesta situação podem fazer a entrega voluntária dos animais aos órgãos ambientais, e assim ficam livres de serem punidos com multas ou processos criminais.
Os interessados em entregar voluntariamente animais silvestres ou exóticos mantidos em cativeiro deverão manter contato prévio com o Ibama (79-3046-1034, de segunda a quinta-feira) ou com a Adema (79-99191-5535, todos os dias da semana), para ajustar data e horário da entrega.