Belivaldo volta da quarentena e reúne Comitê de Emergência
Publicado em 30 de julho de 2020
Por Jornal Do Dia
O governador Beli valdo Chagas, ao lado da vice-governadora Eliane Aquino, se reuniu ontem com o Comitê Gestor de Emergência (CGE), no Palácio dos Despachos. O Comitê, formado por cientistas e profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES), apresentou o panorama da Covid-19 em Sergipe ao governador, mostrando os números da pandemia e o comportamento da curva atualmente.
Esta é a primeira reunião do governador com o Comitê após testar positivo para Covid-19 e cumprir a quarentena recomendada pelos médicos, mesmo não tendo apresentado sintomas da doença. Durante a sua quarentena, no entanto, o chefe do executivo estadual continuou acompanhando os trabalhos contra o coronavírus remotamente. Em mensagem nas redes sociais, ele se disse recuperado e bem-disposto. "Depois de cumprir rigorosamente a quarentena recomendada pelos médicos, estou de volta ao trabalho presencial e bem disposto para voltar às reuniões sobre o Plano de Retomada Econômica", disse Belivaldo.
No encontro, ficou decidido que o Estado vai refazer o Plano de Retomada Econômica, que tinha sido lançado em 29 de junho, mas suspenso por determinação da Justiça Federal, após ela apontar que o governo descumpria o próprio decreto estadual que regulamentava o plano, ao abrir os estabelecimentos da Bandeira Laranja com os leitos de UTI para coronavírus ocupados em mais de 70%, tanto na rede pública quanto particular.
O próprio governador pediu que o CGE e o Comitê de Retomada da Economia (Cogere), que inclui membros do setor produtivo, redefinam o funcionamento dos setores do comércio e as atividades prioritárias. O Cogere vai se reunir amanhã pela manhã no Palácio de Despachos e a previsão é de que, à tarde, seja editado um novo decreto com as novas regras da retomada econômica em Sergipe. "Quero reafirmar à população que todos os cuidados estão sendo tomados para que este retorno das atividades seja realizado de forma responsável, garantindo que os estabelecimentos colaborem com o cumprimento dos protocolos sanitários", garantiu Belivaldo.