JEB's estarão de volta sob tutela da CBDE
Publicado em 02 de agosto de 2020
Por Jornal Do Dia
Um grande sonho da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), se transforma em realidade: o retorno dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). A competição retorna no próximo ano e será realizada pela CBDE, em parceria com a Secretaria Especial do Esporte. O anúncio do retorno dos JEB´s foi feito nesta quinta-feira (30.07) pelo secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, após acordo firmado com o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.
Voltada para estudantes entre 12 a 14 anos, a competição passa a ser seletiva para os Jogos Escolares Sul-Americanos. Lançados na década de 1970, a última competição dos JEB’s foi disputada em 2004, tendo revelado nesse período, diversos atletas de destaque do Brasil, muitos deles campeões olímpicos.
Emocionado com o anúncio do retorno dos JEB’s,o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho retribuiu a gentileza de Marcelo Magalhães e reafirmou o compromisso de trabalhar cada vez mais para levar, junto com o Governo Federal, através da Secretaria, o esporte estudantil a níveis jamais vistos antes.
– Acredito que com a determinação e o comprometimento já demonstrado pelo secretário Marcelo Magalhães, levaremos o esporte estudantil nacional a níveis de desenvolvimento jamais alcançados. Além de contribuir para a boa formação do cidadão, estará também garantindo o surgimento de novas gerações de atletas Olímpicos e Paralímpicos. Não tenho dúvidas e acredito que o esporte brasileiro está em boas mãos. Conte com a CBDE, secretário, para auxiliá-lo em sua plataforma de governo, afinal de contas, o esporte, agora mais do que nunca, começa aqui – comemorou Hora Filho.
– O projeto do retorno dos JEB´s vinha sendo discutido com a CBDE desde o início de junho. Para nós, da Secretaria Especial do Esporte, é uma honra anunciar o retorno dos JEB´s, uma competição que foi tão tradicional e importante para o esporte brasileiro e que abriu as portas desse universo para milhares de estudantes nas décadas de 1970, 1980, 1990 e na primeira década do ano 2000", afirmou Marcelo Magalhães.
A estimativa é de que a competição envolva dez modalidades esportivas e mais de 4.800 atletas, 972 treinadores, 400 árbitros, 520 pessoas no comitê organizador, além de duas mil medalhas, 70 mil refeições e 180 horas de transmissão por streaming.
As modalidades – O JEB´s serão disputados em quatro modalidades coletivas: futsal, vôlei, basquete e handebol, além de natação, judô, atletismo, tênis de mesa, xadrez e atletismo adaptado, para estudantes com deficiências. Segundo Hora Filho, a escolha das modalidades está alinhada com os esportes em disputa dos Jogos Sul-Americanos Escolares.