Samu e GTA transferem caminhoneiro sergipano internado em SP
Publicado em 07 de agosto de 2020
Por Jornal Do Dia
O Falcão 2, bimotor Sêneca do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), dotada dos equipamentos de suporte de vida avançado, decolou ontem do Aeroclube de Sergipe, com destino a São Paulo, com a missão de trazer para perto da família o sergipano de Itabaianinha, Evilásio Santos, 35 anos, vítima de agressão física naquele Estado, com sequela de paraplegia e internado há vários meses no Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba, região metropolitana da capital paulista. Na tripulação, a superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Karina Mendonça e o médico do GTA, capitão Bicudo, além do piloto e co-piloto.
Acompanhando a operação de decolagem, o comandante do GTA, Tenente-Coronel PM Fernando, informou que a logística para o voo iniciou no último dia 27, já que não é uma operação comum. "O paciente está intubado e com estado de saúde debilitado, o que requer uma série de cuidados e equipamentos para que ele tenha a vida garantida durante o voo", explicou o comandante, salientando dois fatores que foram considerados: a parte médica, que envolve a medicina aeroespacial, e a parte da aeronáutica, que envolve o planejamento da viagem pelos pilotos.
A tripulação pernoita na capital paulista e às 7h de hoje, quando estará decolando de volta para Aracaju, com previsão de chegada na capital sergipana por volta das 14h30, segundo prevê o capitão Bicudo. A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa destaca a ação planejada do governo, que se solidarizou com o drama da família.
"O governador Belivaldo Chagas assumiu a missão de trazê-lo para perto da família e mobilizou a Secretaria de Estado da Saúde e de Segurança Pública para esta tarefa. Hoje concretizamos a solicitação dos familiares e todo o planejamento para remover com segurança Evilásio. Houve a articulação com o município de Itabaianinha, que já montou a estrutura domiciliar. Nosso apoio à essa família não finda aqui. Estaremos acompanhando e atendendo no que for necessário", destaca a secretária Mércia Feitosa.
A superintendente do Samu, Karina Mendonça reitera a importância da mobilização em um momento onde se fez necessário um planejamento minucioso. "Foi necessário fazermos um planejamento minucioso, sanar toda a tramitação legal e aguardar pelo melhor momento clínico do paciente para fazermos o transporte. Amanhã, com fé em Deus, Evilásio estará em casa", disse Karina Mendonça.