Alunos durante a Olímpiada de Ciências
Mais de 190 alunos da rede estadual se classificam para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências
Publicado em 19 de agosto de 2020
Por Jornal Do Dia
A primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências, que aconteceu nos dias 6 e 7 de agosto, teve cerca de dois milhões de alunos inscritos de todo o país. O resultado já foi divulgado e, em Sergipe, 194 estudantes da rede pública estadual, distribuídos em 26 escolas, foram classificados para a segunda fase, que será realizada no dia 19 de setembro, com a aplicação das provas nas coordenações estaduais. Diferentemente dos anos anteriores, a primeira etapa aconteceu de forma remota, 100% online, para preservar a segurança e saúde dos participantes e familiares.
De acordo com o técnico Jorge Monteiro, do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades), vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, houve uma grande mobilização por parte das escolas (diretores, coordenadores, professores), para que os estudantes pudessem fazer as provas com segurança, agilidade e eficiência. Ele comemora a vitória dos alunos e se mostra otimista com a próxima etapa da competição. "É com muita alegria que vemos esse resultado, com mais de 190 alunos da nossa rede estadual sendo classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências. Estamos muito felizes; afinal, não foi fácil ultrapassar todos os desafios ao longo desse período de pandemia. Agora, munidos de todo o entusiasmo, os professores e alunos prometem fazer tudo o que for possível para superar a segunda etapa. Estamos todos torcendo por eles", disse.
A coordenadora do Seades/Seduc, Danielle Virginie, destacou que é feito todo um trabalho com o objetivo de incentivar uma maior participação dos estudantes. Ela conta que o DASE, por meio do Seades, criou uma Frente de Apoio à Participação em Projetos e Olimpíadas Científicas e do Conhecimento, a qual é uma equipe que faz uma divulgação maciça para todas as escolas, entrando em contato com cada equipe gestora das unidades de ensino elegíveis a participarem da competição.
"Nós, do Seades, estamos muito felizes com esse resultado, porque foram mais de cento e noventa alunos aprovados para a segunda etapa, o que significa dizer que concorreu na primeira fase um número muito maior de estudantes. Isso é fruto de um esforço conjunto de professores que já preparam seus alunos, quando têm conhecimento dessas oportunidades, dos alunos que têm se dedicado aos estudos e a essa preparação para participarem das olimpíadas, e dos nossos técnicos, que fazem todo o trabalho de divulgação. Quando a gente vê um número tão expressivo de estudantes classificados, nós percebemos que esse trabalho está surtindo efeito positivo. Vamos continuar trabalhando nesse sentido, porque a ideia é fazer com que Sergipe se torne referência na participação em olimpíadas científicas do conhecimento", afirmou.