Sergipe avança em todas asetapas da Educação Básica e alcança meta dos anos iniciais
Publicado em 16 de setembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2019, mostram que Sergipe acompanhou os índices nacionais, alcançando a meta para os Anos Iniciais (1º ao 5º ano), e continuando em uma linha histórica de crescimento para os Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. O levantamento do Ministério da Educação foi divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nos Anos Iniciais, a média do Ideb 2019 foi de 5,1, atingindo o previsto em 5,0, ficando em 24º lugar na lista dos estados brasileiros. Para os Anos Finais, Sergipe pontuou o Ideb de 4,1, configurando-se no 23º da lista entre os estados. No Ensino Médio, Sergipe cresce ao patamar de 3,7 no Ideb 2019, posicionando-se no 21º lugar entre os estados brasileiros.
Os índices detalhados serão apresentados pelo secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, em coletiva a ser realizada nesta quarta-feira (16), às 10h, no auditório Hermínia Caldas, Centro Administrativo e Pedagógico da Seduc.
Criado em 2005, o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: as médias de desempenho nas avaliações externas (no Sistema de Avaliação da Educação Básica) e aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar. Por conta disso, o índice que vai de 0 a 10 é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação.