O falso normal
Publicado em 31 de outubro de 2020
Por Jornal Do Dia
Feriadão em plena pandemia não deveria inspi- rar maiores cuidados. O número ainda alto de mortes diárias provocadas pelo Covid-19 – centenas, Brasil afora -, deveria bastar para a população aquietar o facho. Mas, infelizmente, não é assim. Os bares abertos dão a falsa sensação de normalidade. A romaria dos cidadãos em folga nas estradas é a maior prova.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou às 00h da sexta-feira a Operação Finados 2020. As atividades se estenderão até as 23h59 da próxima segunda-feira nas rodovias federais de todo o país.
As equipes da PRF estão em campo para intensificar a fiscalização de desrespeito às normas de trânsito. De acordo com a corporação, o foco recai em irregularidades como velocidade acima do permitido, embriaguez ao volante e ultrapassagens em desacordo com as regras. Também será dada atenção para o transporte de crianças.
Como em outros feriados com grande movimentação nas estradas, a PRF recomenda medidas para evitar qualquer tipo de problema durante a viagem, entre as quais o respeito às leis de trânsito, especialmente em relação aos limites de velocidade e à proibição de dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas.
O falso normal vigora. Não deveria. Os números da pandemia são ainda muito preocupantes. Após três dias em queda, a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil voltou a subir, passando de 432 para 439, o que ainda indica estabilidade. Quinta-feira, segundo o consórcio de veículos de imprensa, o país teve 533 novos óbitos e mais 26.647 infectados.