Reforço escolar: professores da rede municipal auxiliam os alunos remotamente
Publicado em 05 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia
De segunda a sexta, durante todo o dia (das 8h às 12 e das 13h às 17h), a Secretaria Municipal da Educação (Semed) disponibiliza profissionais de diversas áreas para oferecer reforço escolar aos estudantes da rede municipal de ensino de Aracaju. O reforço é realizado de forma remota, por telefone ou mensagem, e foi uma das iniciativas adotadas pela secretaria nesse momento de pandemia.
"Nós criamos o reforço escolar como uma estratégia que utilizamos por entendermos que grande parte dos alunos tem dificuldade de resolver as questões passadas pelo professor. E como ele está com aquele horário disponível, enquanto o aluno está realizando a atividade pedagógica, conta com essa ajuda para tirar dúvidas, inclusive sobre como acessar o material", explica a secretária da Educação, Cecília Leite.
Gefferson Anderson dos Santos, estudante de Matemática, integra o grupo de instrutores da disciplina. Antes, Gefferson era monitor da Casa de Ciência e da Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), responsável por explicar as experiências das áreas de Química, Física, matemática e Biologia. Quando o espaço teve o funcionamento suspenso, em virtude da pandemia, ele passou a atuar no reforço.
Ele acredita que o modelo tem, de fato, contribuído para uma melhor aprendizagem dos alunos. "No meu caso, por exemplo, que ensino Matemática, uma disciplina prática, é interessante, porque o aluno tem tempo para tirar a dúvida que surge enquanto ele realiza a atividade. Em um reforço presencial, ele teria que deixar a dúvida para o dia seguinte", avalia.
Monique Moura Siqueira também é estudante de Matemática e uma das profissionais do reforço. Ela já atuava com reforço escolar, mas de forma presencial, em escolas da rede. Hoje, a interação é online, mas ela garante que não é menos eficaz. "O retorno dos alunos é bastante positivo, porque a atenção é voltada exclusivamente para cada um deles", afirma Monique.
Ela revela que, geralmente, as demandas dos estudantes são com relação a dúvidas nos exercícios que eles estão recebendo da escola. "Existe a dificuldade de não estar próximo, de depender de ferramentas para nos comunicar. Então, eu costumo enviar os esclarecimentos por áudio, porque acho mais prático de entender e menos sujeito à interpretação", ressalta.
Atualmente, a Semed disponibiliza seis linhas telefônicas, uma para cada disciplina ou conjunto de disciplinas. Além disso, os estudantes também têm um chat à disposição, bem como mensagens de WhatsApp.