AS AÇÕES DOS AGENTES SÃO NOS BAIRROS COM MAIORES ÍNDICES
Prefeitura segue realizando ações de combate ao Aedes
Publicado em 18 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju segue realizando, durante a semana, a aplicação do fumacê costal no combate ao Aedes aegypti, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta terça-feira, a equipe do fumacê costal estará no bairro Dom Luciano, na quarta (18), o bairro escolhido foi o 13 de Julho, e no dia 19 será a vez do bairro São Conrado.
Segundo o levantamento da Vigilância Epidemiológica da SMS, em Aracaju, do início do ano até agora, já foram notificados 1.479 casos de dengue, 2.138 chikungunya e 105 de zika.
De acordo com o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, ocorreu uma ligeira alta dos números de notificações e alguns surtos centralizados. A escolha dos bairros é feita de acordo com o levantamento dos casos notificados e que, historicamente, preocupam pelo número de casos.
Dados – "O bairro Olaria apresenta o total de 85 casos notificados de dengue, 93 casos de chikungunya e 13 de zika. Já o bairro Dom Luciano, apresenta cinco casos notificados de dengue, 21 casos de chikungunya e nenhum caso de zika. O bairro 13 de Julho apresenta cinco casos notificados de dengue, oito casos de chikungunya e um caso de zika. E o bairro São Conrado apresenta 25 casos notificados de dengue, 20 casos de chikungunya e um caso de zika. Dessa forma, as ações desenvolvidas se tornam mais necessárias e o apoio da população é fundamental", explica Jeferson.
A aplicação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, que é o horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.
É importante destacar que a aplicação do fumacê não diminui a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa.
A ação é realizada três sábados por mês. No próximo sábado, dia 21, o mutirão será realizado no Bairro Santos Dumont, que apresenta 92 casos notificados de dengue, 122 casos de chikungunya e cinco casos de zika.