Cinzas de João Alves serãotrazidas a Aracaju na segunda-feira
Publicado em 29 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia
As cinzas do corpo do ex-governador João Alves Filho, que morreu na quarta-feira passada em Brasília (DF), serão trazidas a Aracaju nesta segunda-feira. Por decisão da família, ele foi cremado na quinta-feira em um crematório de Valparaíso de Goiás (GO), o que foi feito para permitir a realização dos funerais de despedida, em homenagem ao líder político. As cinzas vão chegar às 11h30, em um voo direto da Latam, vindo de Brasília. No desembarque, uma Guarda de Honra, formada por cadetes e integrantes da Cavalaria e do Batalhão de Choque da Polícia Militar, fará a recepção das cinzas, com honras militares e execução do toque de silêncio.
Segundo a família, a previsão é de que a urna com os restos mortais de João seja levada em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, que vai desfilar por duas horas em avenidas e locais públicos que foram construídos por ele, em todas as suas gestões como governador do Estado e prefeito de Aracaju. Entre eles estão a Orla de Atalaia, o Calçadão da Praia Formosa, o bairro Coroa do Meio, a Ponte Construtor João Alves, a Avenida Tancredo Neves e o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que voltou a ser batizado com seu nome.
A previsão é de que o cortejo chegue às 13h30 no Palácio Museu Olímpio Campos, no Centro, que ficará aberto à visitação do público. A visitação será pública e haverá disciplinamento do acesso, com controle de temperatura e observação do distanciamento entre as pessoas. O controle será feito pelo Cerimonial do Governo de Sergipe. Os visitantes serão orientados a circundar a urna e deixarem o ambiente. A permanência no interior do Palácio será restrita à família, a amigos mais íntimos e às autoridades locais e nacionais que se fizerem presentes. Será facultado à essas autoridades e amigos o uso da palavra, por tempo não superior a 3 minutos cada. Em função das regras sanitárias, a família estará preservada por um cordão de isolamento e os cumprimentos deverão ser realizados respeitando-se as regras de distanciamento.
O velório das cinzas deve acontecer até às 17h, quando acontece um novo cortejo até a Igreja de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Conjunto Médici. Ali, às 18h30, será celebrada uma missa pelo arcebispo dom João José Costa. A cantora Amorosa fará homenagens durante a Missa, que será aberta para apenas 100 pessoas na área interna da igreja, observada a regra de distanciamento. Ao final das homenagens as cinzas serão entregues à família e será encerrada a programação.