Teste contra covid-19
**PUBLICIDADE
Barroso diz que abstenção de eleitores foi maior que o desejável
Publicado em 01 de dezembro de 2020
Por Jornal Do Dia
O presidente do Tribunal Superior Elei toral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse hoje (29) que a abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais foi maior que o desejável pela Justiça Eleitoral. Durante a apresentação do balanço das eleições, Barroso afirmou que a pandemia da covid-19 fez com que parte do eleitorado deixasse de comparecer às urnas por medo de contaminação pelo novo coronavírus.
Com 100% das seções eleitorais apuradas, a abstenção dos eleitores foi de 29,50%, equivalente a 11,1 milhões de pessoas. Nas eleições de 2018, 2016 e 2014, o índice de eleitores faltosos ficou em torno de 21%. Em Aracaju, única cidade do estado onde houve segundo turno, a abstenção foi 112.597 votos (27,81%).
Na avaliação do presidente, embora a abstenção tenha sido maior que o desejado, a realização das eleições em meio à pandemia, com a participação de 70,50% dos eleitores, merece ser celebrada.
"É um número maior do que nós desejaríamos, mas é preciso ter em conta que nós realizamos eleições em meio à uma pandemia, que já consumiu 170 mil vidas, e que muitas pessoas, com o compreensível temor de comparecem às urnas, deixaram de votar. Muitas por estarem com a doença, muitos por estarem com sintomas e muitas por estarem com medo", afirmou.
De acordo com o balanço final das eleições, houve 3,89% (1 milhão) de votos brancos e 8.81% (2,3 milhões) de votos nulos.
Barroso reconheceu que as Eleições Municipais de 2020 não teriam acontecido se o contingente de 1,7 milhão de mesários – grande parte deles voluntários – não tivesse atendido ao chamado cívico de doar tempo e trabalho para garantir que a votação em todo o país acontecesse de forma ordeira, transparente e segura para os eleitores e para o regime democrático.
Da mesma maneira, compartilham do sucesso destas eleições, os ministros da Casa, os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral, tanto no TSE como nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), além dos juízes e promotores públicos nas 2.625 zonas eleitorais. Também foi essencial a atuação das tropas da Força Federal, que garantiram a paz, a ordem e a segurança em mais de 620 municípios por todo o país.
O exercício do voto consciente e livre, num contexto onde a disseminação organizada de desinformação desafia a democracia no mundo todo, tem sido uma preocupação constante da Justiça Eleitoral há alguns anos. Assegurar eleições em que prevaleçam a verdade e os fatos requer trabalho e vigilância constantes, para os quais foi essencial a colaboração das 57 entidades públicas e privadas, entre agências de checagem, órgãos de imprensa e plataformas digitais, entre outros, que se alinharam à Justiça Eleitoral para esclarecer o eleitor e muni-lo de informações verdadeiras e confiáveis.
O presidente do TSE agradeceu a ajuda de especialistas médicos e epidemiologistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital Israelita Albert Einstein, que, de forma voluntária, prestaram a consultoria necessária para orientar a elaboração do Plano de Segurança Sanitária que norteou o pleito deste ano.
Durante a coletiva de imprensa, o presidente do TSE também afirmou que não foram registrados ataques bem sucedidos de hackers aos sistemas do TSE no segundo turno. Barroso também elogiou o trabalho da Polícia Federal (PF), que prendeu no sábado (28) um suspeito de envolvimento no ataque ao sistema do tribunal durante o primeiro turno.
"Há os que fazem esses ataques para procurar atacar a democracia e o sistema eleitoral, e procurarem tornar as instituições vulneráveis. Todos eles são criminosos, merecem o repúdio das pessoas de bem e merecem a ação da Justiça", disse.
O resultado
No 2º turno das eleições municipais em Aracaju, a candidata Danielle Garcia (Cidadania) perdeu para o prefeito reeleito Edvaldo Nogueira (PDT) e para a abstenção. Edvaldo teve 150.823 votos, correspondendo a 57,86%; Danielle Garcia (cidadania) teve 109.864 votos, correspondendo a 42,14%; 8.514 votos brancos (,2,91%); 23.103 nulos (7,9%); abstenção 112.597 (27,81%).
Ausentes
No segundo turno em Aracaju das 404.901 pessoas aptas a votar, 27,81% não foram às urnas neste domingo. Entre os 260.687 eleitores que foram votar 7,90% anularam e 2,91% votaram em branco. Levando em consideração a abstenção, os votos brancos e nulos deste segundo turno, mais de 38% dos eleitores preferiram não votar em nenhum candidato.
Satisfeito
O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) comemorou a reeleição, principalmente por ter aumentado a sua votação com relação ao segundo turno de 2016, quando conquistou 52,11% dos votos válidos (146.271 votos) contra 47,89% dos votos válidos (134.435 votos) obtidos por Valadares Filho (PSB). Disse que o resultado das eleições lhe dá mais responsabilidade e vontade de governar a capital. E que a recuperação da economia é seu grande desafio no próximo mandato.
Festa
Após o resultado, Edvaldo esteve na sede do Comitê de Campanha, na Avenida Barão de Maruim, no Centro, onde fez um discurso para os eleitores. Na sequência, ele iniciou uma carreata pelas principais ruas e avenidas da capital.
Feliz
O governador Belivaldo Chagas (PSD) disse que ficou muito feliz pela reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira pela continuidade de um projeto que está dando certo e vai permanecer por mais um mandato. "A vitória de Edvaldo é uma aprovação merecida que o povo aracajuano dá a esta gestão municipal, que sempre contou e vai continuar contando com a parceria do Governo do Estado para seguir no caminho certo do desenvolvimento e da melhor qualidade de vida para a população", justificou.
Fiscalização
Após o resultado das eleições, Danielle agradeceu o apoio da população e os quase 110 mil votos conquistados no segundo turno. Declarou que se sentia vitoriosa por conta de todo apoio que recebeu em sua primeira eleição como candidata e pela votação expressiva no segundo turno. Convocou seus eleitores a fiscalizar o trabalho de Edvaldo Nogueira nos próximos quatro anos e admitiu que deve disputar as eleições de 2022.
Já desceu
Reeleito para o seu quarto mandato – em 2006, na condição de vice-prefeito virou prefeito após a renúncia de Marcelo Déda para disputar o governo do estado, foi reeleito em 2008, 2016 e agora – Edvaldo Nogueira (PDT) concedeu sua primeira entrevista minutos após consumado o resultado das urnas neste segundo turno. O prefeito deixou claro que a campanha acabou para ele e vai buscar uma gestão unificada. "Já desci do palanque já. A campanha já ficou para trás e estou pensando no futuro. Sou prefeito de todos, dos que votaram em mim e os que não. Vou trabalhar para que a cidade avance mais", garantiu.
Câmara
Edvaldo também ficou satisfeito com a bancada eleita para a Câmara Municipal de Aracaju. "Elegemos 15 vereadores. Na eleição passada foram 7. Ou seja, fizemos a maioria, o que vai dar um conforto importante para gente trabalhar em harmonia com a Câmara", destacou. Dois aliados do prefeito disputam a presidência da Câmara: Nitinho (PSD), há quatro anos no cargo, e Vinícius Porto (PDT), atual líder do prefeito na Câmara.
Itabaiana
Assim como feito ao longo destes quase oito anos de gestão, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, pagou o penúltimo salário dos servidores de sua gestão em dia, sempre dentro do mês trabalhado. Nesta segunda-feira (30), a totalidade da folha de pagamento foi devidamente paga, injetando recursos na economia itabaianense e garantindo mais tranquilidade financeira para milhares de famílias do município.
95 meses
De acordo com Valmir, são 95 meses ininterruptos de pagamento sem atraso e, por vezes, ainda antecipado. "Desde que assumi a administração de Itabaiana, me coloquei no compromisso de pagar o salário em dia e tudo foi feito com muita responsabilidade. Foi e tem sido assim que a nossa cidade seguiu avançando", destacou Valmir.
Magistério
Outra iniciativa, que além de favorecer a economia local, também beneficia a educação do município, é o pagamento do magistério de forma antecipada, como ocorreu neste mês de novembro, quando os professores tiveram seus salários pagos no dia 20. "Essas ações demonstram o compromisso com o trabalho dos nossos professores, além do incentivo para a qualidade de ensino. Dessa forma, todos trabalham tendo a certeza que no dia 22 – ou antes, como neste mês – o salário estará na conta", comemora Mércia Félix.
Contas
Valmir acrescenta, ainda, que o passado de dívidas, atrasos e de desrespeito com os servidores não pode mais existir. "Nesses oito anos que estive à frente da gestão, foi prioridade minha organizar as contas e honrar a cada servidor por seu trabalho. Sem eles, nada do que eu fiz seria feito", finalizou.
Sobre Moro
Do senador Rogério Carvalho (PT), sobre o fato de o ex-juiz Sérgio Moro ter se associado aos americanos na consultoria Alvarez & Marsal, que administra a recuperação das construtoras Odebrecht e OAS, alvos da Lava Jato: "Um homem que quebra a construção civil do nosso país com a Lava Jato, condena os petistas para levar vantagem política, livra a cara das executivos da Odebrecht e agora se beneficia junto a empresa, deve se achar muito esperto, mas na verdade, é um fracassado".
Testes
Nesta terça-feira (1°) a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do programa TesteAju, dá continuidade à testagem da população contra a covid-19. O programa é composto por duas ações, testes rápidos e testes RT-PCR, realizados em espaços públicos e bairros, respectivamente. Na terça-feira (1º) e quinta-feira (3), respectivamente, as equipes de testes RT-PCR darão suporte à equipe da Unidade Básica de Saúde Ministro Costa Cavalcante, no Inácio Barbosa.
Exames
Já as equipes de teste rápido estarão, quarta-feira, dia 02, na praça do Mini Golfe, no bairro São José e sexta-feira, dia 04, na praça Fausto Cardoso, no Centro, com 500 senhas disponíveis a partir das 08 horas. Desde o início do TesteAju, em agosto, já foram realizados 12.940 exames RT-PCR. Desses, 11.017 não detectáveis e 1.767 detectáveis. E foram realizados 15.619 testes rápidos.
Com agências