As homenagens ao ex-governador ocorreram na segunda-feira
Cinzas do corpo de ex-governador podem ficar em igreja
Publicado em 02 de dezembro de 2020
Por Jornal Do Dia
As cinzas do ex-governador João Alves Filho podem ser depositadas em um local exclusivo e sagrado nas dependências internas da Igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo, no conjunto Médici, localizado na zona Sul de Aracaju. Na noite da última segunda-feira (30), durante a ‘Missa da Esperança’, celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom João José da Costa, e com a concelebração dos padres Marcelo, José Lima, Alailson (pároco da Igreja) e Valtervan, a família recebeu a proposta para depositar a urna na igreja que foi erguida com o apoio financeiro do ex-governador, bem como da respectiva esposa, a senadora Maria do Carmo Alves. Até o início da celebração o destino das cinzas seguia indefinido pela família.
Na manhã de ontem, Ana Alves, filha do casal, revelou que a proposta foi avaliada por Maria do Carmo como sendo um satisfatório encaminhamento. Essa avaliação ocorre em virtude de, internamente, a família acreditar que o próprio João Alves ficaria satisfeito em ser enterrado no local. Apesar de se tratar de um assunto jamais abordado antes do agravamento do quadro clínico, é consenso unificado entre os familiares e amigos mais próximos, o amor que o ex-governador sentia pela Igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo. Por orientação do próprio Dom João José da Costa, a família deve permanecer com as cinzas até o dia 24 de dezembro, e, nesse dia, disponibilizar a urna para a igreja.
"Posso assegurar que Dona Maria deve acatar essa orientação. Uma proposta que surgiu durante a celebração e despertou em todos, a possibilidade de assim proceder. Quando Dr. João Chapéu de Couro falava sobre a igreja que ajudou a construir, era perceptível seu amor por esse local sagrado. Por tradição, apenas padres e bispos costumam ser enterrados dentro das igrejas; João Alves seria pioneiro devido toda a sua dedicação à casa sagrada. Acredito muito que a proposta será atendida. Eu também apoio essa ideia", declarou Ana Alves. Conforme o JORNAL DO DIA vem apresentando desde o início da semana passada, João Alves Filho morreu no dia 24 de novembro, no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, aos 79 anos de idade.