JÚNIOR DE AMYNTAS FAZ SINAL DE POSITIVO AO TOMAR VACINA
Prefeito de Itabiquebra a fila de esperae se vacina primeiro
Publicado em 20 de janeiro de 2021
Por Jornal Do Dia
O início da campanha de vacinação em Itabi (Sertão) foi marcado por uma polêmica: o prefeito da cidade, Amynthas Barreto Júnior, o ‘Júnior de Amynthas’ (DEM), se apresentou como primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus na cidade, contrariando a prioridade dada na primeira fase a profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos. A regra é preconizada pelo Ministério da Saúde, dentro do Plano Nacional de Vacinação, e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), dentro do Plano Estadual. O fato repercutiu negativamente nas redes sociais, com muitas críticas ao gestor.
O momento foi registrado em um vídeo divulgado pelo site FanF1, Júnior aparece bem disposto e fazendo sinal de positivo, enquanto recebe a aplicação da dose no braço esquerdo. Ao fundo, um grupo de pessoas aplaude. Pela regra, o prefeito não poderia se vacinar agora e teria que aguardar as últimas fases da campanha, pois, segundo os dados da Justiça Eleitoral, ele tem 46 anos e é empresário.
A conduta do prefeito será investigada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que anunciaram a abertura de procedimentos. Eles foram provocados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), que representou pela apuração de possível ilícito penal e ato de improbidade administrativa praticado pelo gestor. "Os planos de vacinação seguem a lógica de proteção à saúde humana e estratégia de entretanto à doença, com prioridade fixada para, de um lado, proteger os mais sensíveis e, de outro, resguardar os profissionais que atuam na linha de frente. Quando nos deparamos com a situação narrada, da odiosa figura do "fura-fila", caso confirmada, não se estimula apenas a transgressão, mas reforça uma agressão moral à toda sociedade que deve ser duramente reprimida", comentou o procurador-geral Vinicius Oliveira, em nota.
Também em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabi alega que, segundo o Informe Técnico "Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19", elaborado pelo Ministério da Saúde, é "facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local". E que, por isso, "o prefeito Júnior de Amynthas foi imunizado, em um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina, para incentivar a população Itabiense a vacinar-se, tendo em vista os receios existentes a esse respeito".
A nota diz ainda que a atitude do prefeito "não configura um ato de caráter político, como tem sido equivocadamente interpretado e taxado, mesmo porque chefes do executivo em outros Municípios e Estados também têm sido imunizados, embora alguns não registrem em fotos e vídeos para tornar público e transparente esse incentivo à imunização". Na mesma ocasião, foram imunizadas uma profissional da equipe de vacinação do município, uma pessoa com comorbidades, presente na clínica naquele momento, e também um médico, conforme as determinações do Ministério da Saúde.